Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova realizou 1.226 atendimentos em 2021

5 de Janeiro 2022

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) de Proença-a-Nova realizou 1.226 atendimentos em 2021, um número que se ficou a dever à paragem dos rastreios devido à pandemia da Covid-19.

“Os rastreios que caracterizam a ação desta unidade móvel só foram retomados em meados de maio, com o balanço do ano a registar 1.226 atendimentos, número consideravelmente inferior aos 3.000 atendimentos realizados em 2019, antes do cenário pandémico”, referiu, em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Proença-a-Nova.

Este município do distrito de Castelo Branco disse ainda que, adicionalmente, tendo em conta a necessidade de preparação e desinfeção da UMS, “o número diário de atendimentos também teve de ser reduzido”.

Apesar da redução no número de atendimentos durante o ano de 2021, a UMS realizou outro tipo de missões, com a sua integração, entre janeiro e maio, na Rede de Solidariedade do Município de Proença-a-Nova, visitando regularmente as aldeias do concelho e procedendo à entrega de medicamentos e outros bens de primeira necessidade.

“Foram também realizadas ações de sensibilização sobre os cuidados a ter devido à pandemia [covid-19] e vacinação nas aldeias de Vergão e Fórneas e no Centro de Dia de Montes da Senhora”, sublinhou o município.

Nas estatísticas referentes a 2021, destacam-se ainda os 111 utentes que foram rastreados por este serviço pela primeira vez, alguns dos quais durante a visita que a UMS realizou aos espaços balneares do concelho de Proença-a-Nova durante os meses de verão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This