FMI diz que apoios devem ser limitados a setores ainda afetados

8 de Fevereiro 2022

O diretor do departamento europeu do FMI reiterou esta terça-feira que os apoios devem ser direcionados para os setores mais afetados pela pandemia, considerando que depois de a recuperação estar enraizada o caminho passa por um ajuste orçamental gradual.

“Estamos a verificar que o apoio orçamental está a torna-se mais direcionado”, disse Alfred Kammer, diretor do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), durante uma intervenção numa mesa redonda sobre a recuperação económica na Europa, realizada por meios telemáticos e organizada pelo Serviço de Estudos do Parlamento Europeu.

O responsável do FMI sublinhou que os apoios devem ser limitados “aos setores ainda afetados” pela pandemia e usados “para reforçar as redes de segurança, facilitar a realocação de mão de obra e recursos e aumentar o investimento público”.

Para Alfred Kammer, quando a recuperação da economia da zona euro estiver enraizada, é necessário iniciar um ajuste orçamental “gradual”.

O responsável pelo departamento europeu do FMI recordou os dados publicados esta segunda-feira pela instituição que salientam que a economia da zona euro está a recuperar rapidamente, apesar de a incerteza continuar elevada.

Nessa análise, o FMI assinala que a inflação acelerou em 2021, refletindo sobretudo os efeitos de base dos preços da energia do ano passado e fatores temporários, admitindo que constrangimentos na oferta, os preços elevados na energia e o ressurgimento de casos de Covid-19 podem representar obstáculos no curto prazo para o crescimento.

Contudo, espera que estes fatores se dissipem ao longo deste ano, permitindo que a recuperação continue, impulsionada por um mercado de trabalho forte, a normalização da taxa de poupança das famílias e do impulso dado pelo Next Generation EU.

Para o FMI, com a dissipação dos fatores temporários que levaram à subida dos preços, a inflação deverá diminuir durante este ano e permanecer abaixo da meta de 2% do BCE no médio prazo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

MAIS LIDAS

Share This