A Atlântica – Instituto Universitário assumiu o papel de “Local Leader” na região de Lisboa para o NASA International Space Apps Challenge, um evento global que decorreu no passado fim de semana. O desafio reuniu 12 equipas numa hackathon de 48 horas, envolvendo estudantes, professores, cientistas e entusiastas do espaço.
O projeto vencedor, Cosmic Pathways, destacou-se entre os 50 participantes com uma experiência imersiva baseada nas imagens do telescópio James Webb. A equipa, composta por estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Porto, criou uma experiência digital em 3D que combina um modelo do universo com coordenadas exatas de imagens do telescópio James Webb, acompanhada por música imersiva original.
Os vencedores receberam uma bolsa de estudos da Atlântica, cobrindo 80% do valor, além de apoios da Active Space Technologies e do Município de Oeiras. Terão ainda a oportunidade de concorrer ao Global Award com mentoria da NASA Space.
O segundo lugar foi atribuído ao projeto GreenMetric, uma plataforma para monitorização diária das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal. O terceiro lugar foi para o Hackatan, uma versão educativa do jogo Catan adaptada ao tema dos exoplanetas.
O evento em Lisboa contou com o apoio de 10 mentores e um júri de seis elementos, especialistas em áreas como Engenharia Aeronáutica, Astrofísica e Geociências. Patrícia Pinheiro, engenheira aeronáutica e líder local do evento, salientou a importância do desafio para estimular a criatividade e despertar o interesse dos jovens para as oportunidades no setor espacial.
A nível global, o NASA Space Apps Challenge 2024 envolveu quase 60 mil participantes em 402 eventos locais, espalhados por 152 países. O evento reafirma o compromisso da Atlântica – Instituto Universitário com a inovação e a educação na área espacial, proporcionando uma plataforma única para o desenvolvimento de soluções criativas para desafios terrestres e espaciais.
PR/HN/MMM
0 Comments