Aumenta confiança empresarial na Alemanha no mês de dezembro

18 de Dezembro 2020

A confiança empresarial aumentou na Alemanha em dezembro, depois de dois meses consecutivos em declínio, porque a economia alemã está a mostrar resistência, apesar de o confinamento afetar determinados setores, foi esta sexta-feira anunciado.

O índice de confiança empresarial do Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo) subiu em dezembro para 92,1 pontos, contra 90,9 pontos em novembro.

A melhoria deve-se ao facto de as empresas estarem mais satisfeitas com a sua situação atual e estarem menos céticas em relação aos próximos seis meses.

“Embora o confinamento esteja a afetar muito alguns setores, em geral a economia alemã está a mostrar resistência”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança das empresas aumentou acentuadamente, estando a avaliação da situação atual no nível mais alto desde janeiro.

O otimismo para os próximos seis meses também melhorou significativamente, especialmente devido à contribuição da indústria química e de engenharia mecânica.

No setor dos serviços, a confiança empresarial recuperou um pouco porque as empresas estavam mais satisfeitas com a sua situação atual e as expectativas eram um pouco menos pessimistas.

Os setores que mais contribuíram para esta recuperação foram os dos transportes e da logística, assim como os das atividades relacionadas com o setor do imobiliário.

Mas a crise ainda afeta fortemente os operadores de viagens, os hotéis e restaurantes e as atividades culturais.

No comércio, a confiança empresarial melhorou devido ao aumento das vendas por grosso ao setor transformador.

No setor retalhista, a avaliação da situação atual melhorou, mas as expectativas pioraram.

Além disto, o Ifo sublinha que recebeu a maioria das respostas antes de as medidas de contenção na Alemanha serem novamente reforçadas.

No setor da construção, a confiança empresarial manteve-se porque, embora a avaliação da situação atual tenha sido mais positiva, o pessimismo cresceu em relação aos próximos seis meses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This