Portugal dá prioridade à cooperação na área da saúde com São Tomé e Príncipe

26 de Fevereiro 2021

O embaixador português em São Tomé afirmou esta sexta-feira que Portugal vai dar "atenção especial" à cooperação no domínio da saúde com São Tomé e Príncipe, no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação (PCE), cuja assinatura ainda não tem uma previsão de data.

“Os dois países vivem uma situação de pandemia e certamente que à nossa mente vem a área da saúde que, nas presentes circunstâncias, merece uma atenção especial”, disse Rui Carmo no final de uma audiência com o primeiro ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus.

O diplomata, recebido em “audiência de cortesia” pelo chefe do executivo, assegurou também que a educação, segurança social e segurança interna integram igualmente as áreas de maior interesse no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países.

“Obviamente que há outras áreas como a educação, segurança social e segurança interna que nós iremos avaliar em conjunto para continuar essa cooperação e se possível reforçá-la nalguns domínios”, acrescentou o responsável.

Rui Carmo lembrou que a proposta do governo são-tomense para o Programa Estratégico de Cooperação 21 a 25 “foi apresentada recentemente” às autoridades portuguesas, que estão a avaliar os próximos passos.

“Portugal está a analisar (proposta são-tomense), seguir-se-á um período de diálogo entre os dois países e de momento não há uma previsão de quando o PEC será assinado. O nosso objetivo, e para isso trabalharemos em conjunto, é que ele seja assinado o mais rápido possível”, acrescentou o embaixador.

O chefe da missão diplomática portuguesa considera que as relações bilaterais entre São Tomé e Príncipe e Portugal “são excelentes e assim continuarão”.

“Nós vamos continuar a colaborar, temos áreas de cooperação que estamos a analisar e avaliar e a minha visita serviu para dizer que Portugal continuará a ser um parceiro fiável de São Tomé e Príncipe”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Ramalho eleita nova bastonária da Ordem dos Psicólogos

A atual vice-presidente da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi hoje eleita nova bastonária, substituindo Francisco Miranda Rodrigues, que estava no cargo desde 2016, de acordo com os resultados provisórios.

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

MAIS LIDAS

Share This