Pelo menos 60 jornais encerraram nos EUA devido à crise económica e à pandemia

6 de Março 2021

A crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19 nos Estados Unidos levou ao encerramento de pelo menos 60 jornais, cinco revistas, três “media” digitais e uma rádio face à queda das receitas publicitárias, indicou hoje uma associação norte-americana.

Num artigo publicado na mais recente edição da revista Columbia Journalism Review (CJR), a publicação refere que a crise no jornalismo no último ano afetou tanto os “media” digitais, como revistas e canais de televisão e de rádio, destacando que os jornais foram o meio de comunicação social mais atingido.

No segundo trimestre de 2020, indica o centro de investigação Pew Research, os jornais sofreram uma queda nas receitas de publicidade de 42%, percentagem que contrasta, por exemplo, com os resultados da cadeia de televisão Fox News, cujos proveitos publicitários subiram 41% no mesmo período.

Em termos globais, em abril e junho de 2020, as televisões locais norte-americanas viram as receitas publicitárias diminuírem 24%. Além disso, cerca de 160 jornais mudaram a sua política de impressão para se adaptarem às circunstâncias, na tentativa de procurar refúgio no espaço digital.

“À medida que os modelos de negócios e os hábitos do consumidor continuam a mudar, os veículos de notícias lutam por equilibrar os interesses comerciais e a acessibilidade e acompanhar um mundo em constante mudança”, escreve a autora do artigo, Lauren Harris.

Citando o jornal The New York Times, a revista assegura que, em 2020, foram despedidos, permanente ou temporariamente, ou sofreram reduções nos salários, cerca de 37.000 profissionais da comunicação social, número que considera “imperfeito, mas bem calculado”.

Como exemplo, o Colúmbia Journalism Review mencionou a cadeia de jornais nacional Gannet, proprietária do, entre outros 250 títulos, USA Today, com cerca de 500 funcionários a aceitarem, em outubro de 2020, uma redução salarial proposta pela empresa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

Desafios e Tendências na Inovação Farmacêutica: A Perspetiva de Helder Mota Filipe

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, abordou os principais desafios e tendências na inovação farmacêutica durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais. A sua intervenção focou-se na complexidade de garantir o acesso a medicamentos inovadores, considerando as limitações orçamentais e as mudanças demográficas e epidemiológicas em Portugal

Carlos Lima Alves: Medicamentos Inovadores: O Desafio do Valor Sustentável

Carlos Lima Alves, Médico e Vice-Presidente do Infarmed, abordou a complexa questão dos medicamentos inovadores no 10º Congresso Internacional dos Hospitais, promovido pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A sua intervenção centrou-se na necessidade de equilibrar o valor dos medicamentos com os custos associados, destacando a importância de uma avaliação rigorosa e fundamentada para garantir que os recursos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e sustentável.

Projeto Pioneiro em Portugal Aborda Gestão de Resíduos na Diabetes

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou um projeto inovador sobre a gestão de resíduos resultantes do tratamento da diabetes, na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. O projeto “Diabetes e o meio ambiente” visa sensibilizar e capacitar pacientes e famílias para a correta separação de resíduos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

MAIS LIDAS

Share This