Governo sugere alargamento ao país do projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”

26 de Maio 2021

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, sugeriu esta quarta-feira que o projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” seja transformado em “Noite Saudável de Portugal” e alargado a outras regiões e municípios do país.

A governante, que falava na abertura da 3.ª e última sessão do fórum 2021 do projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal”, promovido pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, no âmbito do subprojeto “Contextos Recreativos Noturnos e Violência Interpessoal. Pensar a Prevenção. Uma Perspetiva de Saúde Pública e de Trabalho em Rede”, deu os parabéns às entidades e aos municípios envolvidos e apontou a possibilidade deste ser adaptado “aos conceitos específicos dos territórios”.

A ministra deu conta da “vontade” de “alargar” o projeto e “em vez de ser a ‘Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal’”, colocou o desafio para ser transformado “na ‘Noite Saudável de Portugal’”.

Segundo Ana Abrunhosa, era “muito importante” que a iniciativa pudesse ser levada “a outras regiões, a outros municípios” e ser transformada num projeto nacional.

“Certamente, é um grande desafio, mas é um desafio que eu estou a colocar, mas que acredito que todos os colegas do Governo abraçarão, também, com a vontade e com o espírito de missão que os caracteriza”, rematou.

O projeto “Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal” é uma iniciativa apoiada pelo Centro2020 e conta com a colaboração de 25 autarquias da região Centro do país, entre outras entidades.

O projeto, desenvolvido entre 2018-2021, com coordenação de João Redondo e Diana Breda, tem como objetivos a prevenção da violência interpessoal, do abuso e consumo de álcool e de drogas ilícitas e da sinistralidade rodoviária.

Na sessão de abertura do fórum, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, referiu, numa mensagem gravada em vídeo, que a violência interpessoal constitui uma preocupação familiar, social e política e que merece “a melhor atenção”.

António Sales disse que a violência interpessoal, “que tem vindo a ganhar visibilidade ao longo dos anos, deve ser encarada como um problema de saúde pública à escala global, como uma grave violação dos direitos humanos, que choca com os valores democráticos e civilizacionais”, que deve ser reprovada e prevenida, “conscientes do impacto negativo que pode ter na qualidade de vida e na saúde das vítimas”.

Na mesma cerimónia, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, agradeceu o trabalho desenvolvido e reconheceu que as questões das vivências da noite continuam “muito prementes” e o foco é na ideia de que uma noite saudável tem de ser “segura para todas as pessoas”.

Depois de apontar que os ambientes de recriação noturnos agudizam os riscos de violência a que as raparigas e as mulheres estão expostas, referiu que, no âmbito da violência doméstica, o Governo está a procurar ampliar as respostas da rede nacional de apoio às vítimas.

Segundo a governante, foi lançado um aviso para as respostas de apoio psicológico, que vão permitir recrutar “mais de 50 profissionais de psicologia”, para apoio à saúde mental das crianças e jovens que são vítimas diretas de violência doméstica.

O fórum que hoje decorre em Coimbra, via presencial e ‘online’, inclui debates e apresentações de boas práticas dedicadas à temática da Prevenção da Violência Interpessoal e Promoção da Saúde Mental.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This