Congresso Português do AVC realiza-se entre os dias 2 a 4 de fevereiro no Porto

27 de Dezembro 2022

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza o 17.º Congresso Português do AVC, entre os dias 2 a 4 de fevereiro de 2023, na cidade do Porto.

De acordo com a nota de imprensa divulgada esta terça-feira pela SPAVC, o acidente vascular cerebral (AVC) é um problema de saúde pública que representa a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.

Para o presidente da Direção da SPAVC, Vítor Tedim Cruz, “é essencial formar os profissionais de saúde que contactam com esta patologia sobre as melhores e mais atuais práticas na abordagem do AVC, nas suas diferentes fases de cuidados”.

O 17.º Congresso Português do AVC irá contar com a participação de especialistas nacionais e internacional “de referência em diversas áreas de interesse”.

“A aposta da SPAVC em integrar convidados internacionais no seu Congresso anual tem-se mantido uma constante, por considerarmos que a troca de experiências multiculturais e a partilha de exemplos muito distintos pode ajudar a reinventar a realidade nacional”, comenta o especialista de Neurologia.

O encontro irá incluir temas como a prevenção, tratamento, reabilitação, assim como também a sustentabilidade na saúde ou a saúde mental.

A SPAVC disponibiliza ainda seis cursos formativos pré e pós-congresso, com públicos-alvo diferentes, em temáticas específicas como “Enfermagem Neurovascular”, “Técnicas ultrassonográficas para guiar decisões terapêuticas na Unidade de AVC”, “Como comunicar no pós-AVC com o doente que não consegue falar”, “Genética e AVC”, “A Via Verde do AVC em 9 perguntas” e “Metodologias MIND”.

Na sessão de encerramento, a SPAVC irá distribuir os prémios das três melhores Comunicações Orais (1.º, 2.º e 3.º), da melhor Comunicação Oral – Caso Clínico, das duas melhores apresentações em cartaz (e-poster), do prémio Multiprofissional, do prémio da melhor celebração do Dia Mundial do Doente com AVC, bem como da Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral.

As inscrições estão abertas para todos os profissionais de saúde interessados, bem como estudantes.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights