Constituído grupo de trabalho para projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão na Terceira e São Miguel

19 de Abril 2024

O Governo dos Açores constituiu um grupo de trabalho para definir a implementação de um projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão nas ilhas Terceira e São Miguel, segundo um despacho publicado hoje em Jornal Oficial.

De acordo com o despacho da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, o grupo de trabalho vai “definir os pressupostos técnicos da implementação de um projeto-piloto de rastreio de cancro do pulmão nas ilhas Terceira e São Miguel”, que permita testar “a melhor solução adaptada” à realidade açoriana.

O grupo de trabalho, que funciona sem custos associados, é coordenado pelo presidente do Centro de Oncologia dos Açores e integra o Diretor Regional de Saúde e Vítor Rodrigues, na qualidade de perito.

Além disso, conta com elementos das Unidades de Saúde de Ilha e Hospitais da Região.

Poderão também ser chamados a colaborar outras personalidades a título individual ou de outros serviços e organismos do Serviço Regional de Saúde, bem como outras entidades cujo contributo seja considerado relevante para os trabalhos.

O grupo tem natureza temporária e apresentará à secretária Regional, Mónica Seidi, os resultados dos trabalhos desenvolvidos e a respetiva proposta para desenvolver a solução preconizada.

Citada numa nota divulgada pelo executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), a secretária da Saúde e Segurança Social recorda que “o cancro do pulmão é dos cancros mais incidentes na região e uma das três primeiras causas de morte”.

“Esta é também uma das metas do Plano Regional de Saúde 2030, no âmbito da Estratégia Regional de Combate às Doenças Oncológicas, pelo que importa preparar esta implementação através de um projeto-piloto que permita testar a melhor solução adaptada à nossa realidade”, sublinha ainda a governante.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights