Medicamento

CE aprova PREVENAR 20 para proteção de lactentes e crianças contra a doença pneumocócica 

A Pfizer anunciou que a Comissão Europeia (CE) concedeu autorização de introdução no mercado para a vacina pneumocócica conjugada 20-valente da empresa, comercializada na União Europeia (UE) sob o nome de marca PREVENAR 20, para imunização ativa para prevenção de doença invasiva, pneumonia e otite média aguda causada por Streptococcus pneumoniae em lactentes, crianças e adolescentes, a partir das 6 semanas e até completar 18 anos de idade.

Hepatite B: GSK recebe a designação Fast Track nos EUA para o bepirovirsen

A GSK anunciou que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu a designação Fast Track ao bepirovirsen, um oligonucleótido antisense (ASO) de investigação para o tratamento da hepatite B crónica (HBC). A designação Fast Track tem por objetivo facilitar o desenvolvimento bem como acelerar a revisão de medicamentos para tratar doenças graves e responder a necessidades médicas não satisfeitas.

Colite ulcerosa: CE aprova VELSIPITY

A Pfizer anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia (EC) concedeu autorização de introdução no mercado para VELSIPITY (etrasimod) na União Europeia (UE) para tratar doentes com idade igual ou superior a 16 anos com colite ulcerosa ativa moderada a grave.

Infarmed aprova financiamento de Olaparib

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos (INFARMED) acaba de aprovar o financiamento de Olaparib para tratamento adjuvante de doentes BRCA com cancro da mama precoce de alto risco HER2-negativo, tratamento de doentes BRCA com cancro da próstata metastático resistente à castração e para tratamento de manutenção de doentes BRCA com adenocarcinoma metastático do pâncreas.

Esclerose Múltipla: 2CA Braga participa em ensaio clínico de Fase I para novo tratamento

Esclerose Múltipla: 2CA Braga participa em ensaio clínico de Fase I para novo tratamento

O Centro Clínico Académico – 2CA Braga, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) está a participar num ensaio clínico de Fase I para avaliar a segurança, tolerabilidade, imunogenicidade, farmacocinética e farmacodinâmica de uma nova molécula, um anticorpo monoclonal (Mab) anti-CD20 com maior penetração no sistema nervoso central, em utentes com Esclerose Múltipla com surtos, ou Esclerose Múltipla progressiva, mas não ativa.

Vacina contra VSR aprovada para revisão regulamentar pela EMA

A GSK acaba de anunciar que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aceitou o pedido da empresa para alargar a utilização da sua vacina recombinante contra o vírus sincicial respiratório (VSR) com adjuvante a adultos com idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos que apresentam um risco acrescido de contrair a doença provocada pelo VSR.

Publicada portaria para definição de países de referência para preços de medicamentos

Publicada portaria para definição de países de referência para preços de medicamentos

A Portaria n.º 39-C/2024, de 2 de fevereiro, “procede à definição dos países de referência a considerar em 2024, para a autorização dos preços dos novos medicamentos e para efeitos de revisão anual de preços dos medicamentos adquiridos pelos estabelecimentos e serviços do SNS e dos medicamentos dispensados no âmbito do mercado de ambulatório, bem como mantém para o ano de 2024 critérios excecionais a aplicar no regime de revisão de preços”.

Aprovado TALZENNA para doentes com cancro da próstata metastático resistente à castração

A Pfizer anunciou recentemente que a Comissão Europeia (CE) aprovou TALZENNA (talazoparib), um inibidor oral da poli (adenosina difosfato-ribose) polimerase (PARP), em associação com enzalutamida, para o tratamento de doentes adultos com cancro da próstata metastático resistente à castração (CPmRC), para quem a quimioterapia não está clinicamente indicada.

CE autoriza comercialização para o novo Eylea™ 8 mg

A Comissão Europeia concedeu autorização de comercialização na União Europeia (UE) para o novo Eylea™ 8 mg (aflibercept 8 mg) no tratamento da degenerescência macular da idade neovascular (húmida) (DMIn) e do edema macular diabético (EMD).

ÚLTIMAS

Ministro da Saúde visita amanhã APDP para homologação de protocolo

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe esta terça-feira, às 11 horas, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro. A visita surge a propósito da recente assinatura do protocolo de cooperação, renovável, com a duração de quatro anos, que garante o reconhecimento da APDP como unidade integrada no SNS.

MAIS LIDAS

AGENDA

Próximos eventos

Verified by MonsterInsights