Parlamento Europeu aprova propostas para rever legislação farmacêutica da UE

11 de Abril 2024

O Parlamento Europeu aprovou hoje propostas para rever a legislação farmacêutica da União Europeia (UE), que pretende garantir o acesso a medicamentos de uso humano e a preços mais acessíveis, assim como promover a investigação, nomeadamente de novos antibióticos.

A reforma da legislação farmacêutica da UE pretende “promover a inovação, garantir o acesso aos medicamentos e a preços mais acessíveis” e traduz-se numa nova diretiva e num novo regulamento aprovados pela larga maioria dos eurodeputados, segundo adiantou em comunicado o parlamento europeu.

O pacote legislativo relativo a medicamentos de uso humano quer “garantir medicamentos seguros, eficientes e de qualidade, promover a inovação e o desenvolvimento de medicamentos para responder a necessidades médicas não satisfeitas” e “impulsionar a investigação sobre novos agentes antimicrobianos [antibióticos] para combater a resistência antimicrobiana”.

No que diz respeito à inovação, os eurodeputados apoiam um período de sete anos e meio de “proteção regulamentar de dados”, no decurso do qual outras empresas não podem aceder aos dados do produto em desenvolvimento, a que acrescem dois anos de proteção de mercado, durante os quais não podem ser vendidos produtos genéricos.

Os eurodeputados admitem também extensões dos períodos de proteção para as farmacêuticas, que podem ser de mais um ano, por exemplo, no caso em que o produto em desenvolvimento corresponda a uma necessidade médica ainda não satisfeita, ou mais seis meses se estiverem a decorrer ensaios clínicos.

“Os eurodeputados também querem um limite máximo para o período combinado de proteção de dados de oito anos e meio”, refere-se no comunicado, que explica que as farmacêuticas podem também beneficiar uma extensão de um ano na proteção de mercado se os seus novos produtos ofereceram “benefícios clínicos significativos em comparação com as terapêuticas existentes”.

“Os medicamentos órfãos (medicamentos desenvolvidos para tratar doenças raras) beneficiariam de até 11 anos de exclusividade de mercado se responderem a uma ‘elevada necessidade médica não satisfeita’”, explica ainda o comunicado.

No que se refere à resistência a antibióticos, os eurodeputados querem “impulsionar a investigação”, introduzindo “recompensas à entrada no mercado e regimes de pagamento intermédio (por exemplo, apoio financeiro na fase inicial quando determinados objetivos de investigação e desenvolvimento são alcançados antes da autorização de comercialização)”.

Segundo adianta o comunicado, o dossier relativo a este tema terá continuidade e acompanhamento pelo novo parlamento europeu saído das eleições de 09 de junho.

“Em 26 de abril de 2023, a Comissão [Europeia] apresentou as suas propostas para rever a legislação farmacêutica da UE. Inclui uma nova diretiva e um novo regulamento, que visam tornar os medicamentos mais disponíveis, acessíveis e a preços comportáveis, apoiando simultaneamente a competitividade e a atratividade da indústria farmacêutica da UE, com normas ambientais mais rigorosas”, recorda o parlamento europeu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Marcelo Rebelo de Sousa elogia funcionamento do SNS após cirurgia no Porto

O Presidente da República recebeu alta do Hospital de São João, no Porto, depois de ser operado a uma hérnia encarcerada. Marcelo Rebelo de Sousa enalteceu o trabalho dos profissionais e a função “inestimável” do SNS, que considerou uma conquista da democracia a necessitar de apoio permanente.

Fuga de Médicos Dentistas Preocupa Ordem e Pressiona Governo a Agir

Um estudo da Ordem dos Médicos Dentistas revela que 7% dos profissionais já trabalham no estrangeiro. A instabilidade económica e a interferência dos seguros são apontadas como causas principais de uma fuga que a estrutura classifica de crise

Carlos Ochoa Leite: “A força da Medicina do Trabalho está na sua pluralidade”

O 19.º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho foi descrito como uma edição transformadora. Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Carlos Ochoa Leite, Presidente do 19.º Fórum Nacional de Medicina do Trabalho e
Candidato pela Lista A ao Colégio da Especialidade de Medicina do Trabalho, reflete sobre o seu legado: o diálogo entre gerações, a necessidade de reforçar a autonomia e coesão da especialidade e o papel crucial na revisão legislativa em curso. Defende uma medicina próxima do terreno, que acrescente valor real além da mera obrigatoriedade legal

Medalha da Sociedade Britânica de Parasitologia para Sara Silva Pereira

Sara Silva Pereira, do Católica Biomedical Research Centre e docente na FM‑UCP, foi distinguida com a BSP President’s Medal, distinção britânica que reconhece jovens cientistas com investigação de alcance internacional na parasitologia. É a segunda laureada fora do Reino Unido

Marcelo terá alta dentro de uma hora

O Presidente da República terá alta dentro de cerca de uma hora, depois de ser operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada. A informação foi confirmada esta manhã pela presidente do Hospital de São João, no Porto, onde Marcelo Rebelo de Sousa está internado. O chefe de estado sentiu-se indisposto após uma paragem digestiva

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights