Esclerose Múltipla: 2CA Braga participa em ensaio clínico de Fase I para novo tratamento

16 de Fevereiro 2024

O Centro Clínico Académico – 2CA Braga, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) está a participar num ensaio clínico de Fase I para avaliar a segurança, tolerabilidade, imunogenicidade, farmacocinética e farmacodinâmica de uma nova molécula, um anticorpo monoclonal (Mab) anti-CD20 com maior penetração no sistema nervoso central, em utentes com Esclerose Múltipla com surtos, ou Esclerose Múltipla progressiva, mas não ativa.

O estudo, multicêntrico, não aleatorizado e aberto, está em curso em diversos países, incluindo Estados Unidos da América, Polónia, Alemanha, Bélgica, Israel, Itália e Portugal.

Neste ensaio, os participantes foram divididos em 6 coortes (grupo de pessoas com características comuns), cada uma das quais recebendo uma dose diferente do Mab anti-CD20: 7 mg, 20 mg, 70 mg, 200 mg, 700 mg e 2000 mg. Cada coorte é dividida em dois grupos, sendo que um participante “sentinela” recebe a dose única no primeiro dia. Após uma rigorosa avaliação dos dados deste utente, os restantes participantes da coorte podem iniciar a medicação.

No 2CA Braga, foram integrados três utentes no estudo, dois na coorte 2 (20 mg) e um na coorte 6 (2000 mg). Este último utente foi o ‘sentinela’ da coorte 6, sendo o primeiro a nível mundial a receber, no passado dia 23 de janeiro, a dose mais alta definida pelo protocolo, o que representa um aumento de cerca de 2,85 vezes em relação à dose anterior.

“A participação do 2CA Braga neste ensaio clínico de Fase I é um marco importante para o centro e para a investigação da Esclerose Múltipla em Portugal”, afirma João Cerqueira, investigador principal do ensaio.

“É com alto sentido de missão que continuamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos que possam melhorar a qualidade de vida dos utentes com esta patologia”, reforça.

O 2CA-Braga é o único centro em Portugal a participar neste ensaio.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights