Primeiro infetado num campo de refugiados palestinianos no Líbano

22 de Abril 2020

Beirute, 22 abr 2020 (Lusa) - Um primeiro caso de infeção de covid-19 foi detetado no campo de refugiados palestinianos de Wavel no Líbano, anunciou a ONU, que está a realizar testes médicos às populações locais.

Beirute, 22 abr 2020 (Lusa) – Um primeiro caso de infeção de covid-19 foi detetado no campo de refugiados palestinianos de Wavel no Líbano, anunciou a ONU, que está a realizar testes médicos às populações locais.

O paciente foi transferido para o hospital público Rafic Hariri em Beirute, disse na terça-feira à noite a agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (Unrwa) que não forneceu mais detalhes sobre o caso de contágio.

Segundo a France Presse, o doente é um refugiado palestiniano que se encontra num campo de refugiados libanês depois de ter abandonado a Síria.

O campo de Wavel, mais conhecido por “Campo Galileia”, fica situado na zona da cidade de Baalbek, no vale de Bekaa.

Uma equipa de médicos encontra-se no local onde realiza testes de despistagem de covid-19, disse a Unrwa através de um comunicado.

No Líbano encontram-se 677 pessoas infetadas pelo novo coronavírus que comunicou 21 mortos.

A propagação da pandemia entre os refugiados sírios e palestinianos é uma das principais preocupações das organizações não-governamentais referindo a elevada densidade populacional nos campos e a existência de famílias numerosas.

No Líbano encontram-se neste momento 174 mil refugiados palestinianos, de acordo com os relatórios oficiais, acreditando-se que o número pode ser superior, ultrapassando o meio milhão de palestinianos.

As Nações Unidas registaram um milhão de refugiados sírios mas o governo de Beirute acredita que se encontram no país um milhão e meio de pessoas que fugiram da guerra na Síria.

 A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights