Autoridades estimam um milhão de contaminados em Nova Iorque

23 de Abril 2020

Albany, Estados Unidos, 23 abr 2020 (Lusa) – As autoridades sanitárias dos EUA dizem que estão a surgir provas de que o número de nova-iorquinos contaminados é muito superior ao inicialmente estimado, podendo ser de cerca de um milhão.

Albany, Estados Unidos, 23 abr 2020 (Lusa) – As autoridades sanitárias dos EUA dizem que estão a surgir provas de que o número de nova-iorquinos contaminados é muito superior ao inicialmente estimado, podendo ser de cerca de um milhão.

Um estudo feito junto de cerca de 3.000 pessoas do Estado de Nova Iorque constatou que 13,9% revelavam anticorpos sugerindo terem sido expostos ao novo coronavírus, disse o governador Andrew Cuomo.

Na cidade de Nova Iorque, 21% das pessoas testadas tinham anticorpos.

Perante estes dados, as autoridades sanitárias de Nova Iorque estimam que até cerca de um milhão de pessoas na cidade, numa população de cerca de 10 milhões, poderão ter sido expostas ao novo coronavírus, depois de mais de 140.000 terem testado positivamente.

Cuomo reconhece que a amostra de pessoas testada é pequena e que muitas foram recrutadas em centros comerciais e mercearias, o que significa que eram suficientemente saudáveis para sair à rua.

Os especialistas também dizem que a presença de anticorpos não é necessariamente uma prova de que alguém está imune ao vírus.

Ainda assim, o governador do Estado de Nova Iorque diz ser importante ter uma estimativa de pessoas com anticorpos, para tomar decisões sobre o fim de medidas de confinamento.

“Não me surpreende que cerca de um milhão de pessoas de nova iorquinos estejam contaminados pelo novo coronavírus”, reconheceu Cuomo.

Também o ‘mayor’ de Nova Iorque concorda com esta estimativa, dizendo que as autoridades “ainda estão a lidar com muitas incertezas, perante a ausência de mais testes”.

Esses testes terão de ser feitos com amostras aleatórias, garantindo que as pessoas testadas sejam representativas de várias condições geográficas, sociais, raciais, etc.

O Estado de Nova Iorque tem registado um declínio no número de mortes diárias com covid-19, depois de já terem morrido mais de 15.000 pessoas apenas na cidade de Nova Iorque.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 184 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights