INEM vai ter mais 125 técnicos de emergência pré-hospitalar

23 de Abril 2020

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) – O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) contratou 125 profissionais para a Carreira Especial de Técnico de Emergência Pré-hospitalar, foi hoje divulgado.

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) – O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) contratou 125 profissionais para a Carreira Especial de Técnico de Emergência Pré-hospitalar, foi hoje divulgado.

Em comunicado o INEM adianta que os profissionais começaram o processo de formação na segunda-feira, tendo este sido adaptado às contingências provocadas pela pandemia de covid-19, prevendo-se que a primeira fase do processo formativo esteja concluída até ao início do verão.

Os TEPH atuam no âmbito da emergência médica pré-hospitalar e são profissionais de saúde fundamentais da rede de emergência médica nacional, podendo ser determinantes para a sobrevivência de vítimas de doença súbita ou de trauma.

Os técnicos de Emergência pré-hospitalar atendem as chamadas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), fazem a triagem e acionam e gerem os meios de emergência médica, de acordo com os protocolos e a supervisão de um médico e atuam em situações de emergência pré-hospitalar, aplicando os cuidados de emergência necessários.

Os 125 novos profissionais vão reforçar o funcionamento dos CODU e dos meios de emergência médica pré-hospitalar do INEM.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o INEM fez cerca de mil transportes no âmbito da epidemia por covid-19, desde março, e mais de 3.200 colheitas para testes.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mulheres com Doença de Parkinson: Estudo Revela Subdiagnóstico

Estudo da Egas Moniz School of Health & Science destaca que as mulheres com Doença de Parkinson são frequentemente subdiagnosticadas e enfrentam desafios significativos no acesso a tratamentos especializados. A pesquisa, intitulada “Using a sex- and gender-informed lens to enhance care in Parkinson’s disease”, revela que as diferenças de sexo e género têm um impacto considerável na progressão da doença e na qualidade de vida das pacientes.

SPMS alertam para mensagens fraudulentas em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertaram hoje para mensagens SMS enviadas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que constituem um esquema fraudulento de obtenção de dados pessoais.

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights