Investigadores desenvolvem algoritmo para ajudar a conter a Covid-19

27 de Maio 2020

"O importante é cruzar dados anónimos de centenas de milhares de pessoas e aplicar um algoritmo inteligente que consegue ajudar o país", disseram Arturo Gil e David Úbeda, os fundadores da Carmetry.

Uma das medidas mais eficazes para conter a transmissão de um vírus é identificar com quem uma pessoa infetada esteve em contacto e/ou se cruzou, principalmente durante o período de incubação. Com o objetivo de reduzir a probabilidade de reativação da pandemia quando as rotinas normais forem retomadas, a Carmetry, empresa do “Scientific Park”, da Universidade Miguel Hernández, em Alicante, desenvolveu uma nova ferramenta tecnológica que permite prevenir e reduzir o número de casos de coronavírus após o período de confinamento.

Dada a situação decorrente da Covid-19, esta empresa decidiu contribuir com os seus recursos para ajudar a terminar com a atual crise epidemiológica o mais rapidamente possível, oferecendo a sua colaboração ao governo autónomo de Valência.

A tecnologia proposta pela Carmetry é baseada na inteligência artificial e na geolocalização. Consiste no uso de um modelo de variáveis tridimensionais para analisar, dentro de um intervalo espacial e temporal, a trajetória GPS de um indivíduo positivo para Covid-19. Esse algoritmo possibilitará, através de um dispositivo móvel, determinar as pessoas com quem o indivíduo entrou em contacto durante o período de incubação do vírus.

Em cada ponto da trajetória da pessoa infetada pelo coronavírus, o algoritmo considera, além da proximidade com outras pessoas, o tempo de exposição ao vírus, de modo a estimar a carga viral da infeção naquele perímetro, começando com o percurso inicial e seguindo ao longo das restantes trajetórias assinaladas pelo GPS.

“O importante é cruzar dados anónimos de centenas de milhares de pessoas e aplicar um algoritmo inteligente que consegue ajudar o país”, disseram Arturo Gil e David Úbeda, os fundadores da Carmetry.

A tecnologia que torna possível rastrear o contágio será usada durante o período específico da pandemia e posteriormente apagada, mantendo assim o compromisso relativamente à confidencialidade do tratamento de dados.
A Carmetry é uma empresa especializada em “big data” e inteligência artificial, que fornece soluções de mobilidade focadas na otimização do controlo e gestão, em tempo real, dos veículos das empresas e respetivos motoristas.

Mais informações Aqui

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights