Apenas metade dos portugueses conhece as doenças do aparelho digestivo

29 de Maio 2020

Um estudo realizado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) assegura que apenas 48,9% dos portugueses conhece doenças relacionadas com o aparelho digestivo. A necessidade de educar a sensibilizar a população para os riscos associados à saúde digestiva motivaram o Mês da Saúde Digestiva.

A SPG realizou um inquérito a mais de 1.500 pessoas com a intenção de avaliar o conhecimento dos portugueses sobre a saúde digestiva, perceber os seus hábitos alimentares e a forma como percepcionam os seus comportamentos e atitudes como condicionantes da sua própria saúde.

Os resultados demonstram que metade da população não tem conhecimento da importância de manter um estilo de vida e alimentação saudáveis na prevenção de doenças oncológicas. De acordo com o presidente da SPG, Rui Tato Marinho “perante estes resultados, é fundamental que seja trabalhada a vertente de educação, prevenção e sensibilização relativamente à saúde do foro digestivo, de forma a consciencializar a população para bons hábitos, estilo de vida saudável e para estarem atentas a sinais e consultarem o seu médico, na luta pelo diagnóstico precoce.”

É neste sentido que a SPG considera importante criar um “espaço de maior destaque no calendário das efemérides da Saúde”, defendendo a iniciativa do Mês da Saúde Digestiva. Rui Tato Marinho assegura que, para além de contribuir para uma “maior informação e conhecimento”, a deteção atempada dos problemas de saúde “promovem a melhoria da saúde pública e poupanças ao nível do Serviço Nacional de Saúde”.

Os especialistas garantem que metade dos portugueses não considera que os exames de rastreio contribuam para a melhoria da sua Saúde Digestiva. É por isso que os profissionais defendem que “o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de reduzir a mortalidade, nomeadamente do cancro”. E acrescentam que “um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, exercício físico regular, evitar e corrigir a obesidade e consultas periódicas com o gastrenterologista (e não apenas como última solução), são princípios centrais para prevenir doenças e garantir a boa Saúde Digestiva.”

Com o ditado “somos o que comemos” a iniciativa da SPG, que inicia esta sexta-feira e prolonga-se durante o mês de junho, quer ser “um porta-voz e uma fonte credível de informação” de alerta para os cuidados necessários da Saúde Digestiva.

HN/ Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights