Implantes cerebrais para voltar a falar

29 de Maio 2020

Investigadores da BrainCom estão a desenvolver novos dispositivos médicos que exploram e reparam as funções cognitivas, como a fala e a comunicação

Uma das condições neuropsicológicas mais incapacitantes é a impossibilidade de comunicar com os outros. As tecnologias existentes são relativamente eficazes na indicação dos tipos de sinais neuronais relevantes para a fala. No entanto, funcionam muito lentamente e possuem uma resolução deficiente para uma situação realista da fala, como as conversas. Atualmente, cientistas de toda a Europa estão a caminho de ultrapassar essas limitações.

Investigadores da BrainCom estão a desenvolver novos dispositivos médicos que exploram e reparam as funções cognitivas, como a fala e a comunicação. Financiado pelo programa “Futuro e Tecnologias Emergentes” (FET) da União Europeia, o projeto BrainCom vai desenvolver implantes corticais ultra flexíveis que serão capazes de realizar a gravação e a estimulação em larga escala do cérebro, graças a tecnologias baseadas em nanomateriais.

O projeto, que está a ser coordenado pelo Instituto Catalão de Nanociência e Nanotecnologia (ICN2), em Barcelona, poderá ajudar pacientes afásicos que sofrem de doenças da medula espinal, tronco cerebral ou com danos cerebrais.

Assista ao vídeo Aqui

PN/HN/Adelaide oliveira

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Pedro Maciel Barbosa: “O SNS possui uma dimensão ética e afetiva”

O Observatório da Fundação para a Saúde apresentou hoje o seu relatório sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa iniciativa que visa analisar e comunicar de forma abrangente e compreensível o futuro e a transformação necessária do sistema de saúde português.

Constantino Sakellarides: A Importância da Comunicação em Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor Constantino Sakellarides partilhou uma experiência pessoal para ilustrar a importância da comunicação eficaz em saúde e o papel crucial do novo Observatório

João Eurico da Fonseca analisa desafios do Serviço Nacional de Saúde

Na apresentação do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, o Professor João Eurico da Fonseca ofereceu uma análise profunda dos desafios enfrentados pelo Serviço Nacional de Saúde, comparando-os ao processo de diagnóstico e tratamento médico

ULS Médio Tejo inova com teleconsultas em Tomar

ULS Médio Tejo lança projeto-piloto de teleconsultas em São Pedro de Tomar, oferecendo atendimento remoto por especialistas em Medicina Geral e Familiar, melhorando o acesso aos cuidados de saúde primários.

MAIS LIDAS

Share This