Descoberta nova forma de tratar a insónia

1 de Junho 2020

O tratamento crono biológico tem como objetivo melhorar a amplitude do relógio biológico e utilizar a sua sensibilidade para melhorar a reação do corpo à luz, atividade física e temperatura corporal

O Distúrbio de insónia é o segundo problema de saúde mental mais comum e um fator de risco para a depressão. Terapia cognitivo/comportamental para a insónia (TCCi) é o tratamento de eleição e tem sido prestada através da internet com sucesso. Infelizmente, esta intervenção não é suficientemente eficaz para todas as pessoas que sofrem de insónia.

Um tipo de intervenção menos estudado no caso da insónia, que pode ser utilizado como suplemento se se provar eficaz, é o tratamento crono biológico. Este tipo de tratamento tem como intenção melhorar a amplitude do relógio biológico e utilizar a sua sensibilidade para melhorar a reação do corpo à luz, atividade física e temperatura corporal.

O estudo avalia os efeitos da individualidade, do vício e da interação do tratamento crono biológico, em associação com TCCi feita através da internet em 175 adultos com insónia. Os participantes não utilizavam mediação para o sono ou trabalhavam por turnos.

Os resultados mostram que a TCCi feita pela internet melhora a eficiência do sono em 6,69%. Num seguimento de cinco semanas, a eficiência do sono não foi afetada por qualquer tipo de tratamento crono biológico. Efeitos visíveis da combinação de TCCi através da internet surgiram 10 semanas depois, quando a eficiência do sono escalou para os 12.89%. O aumento foi quase o dobro em relação aos pacientes que foram tratados com TCCi online e um placebo. Para além disto, a adição do tratamento crono biológico à TCCi online resultou em benefícios passadas 10 semanas, que se traduziram num decréscimo de 23,6% da latência de sono (período até adormecer) e de 64% no acordar após o inicio do sono.

Estas conclusões sugerem que a adição de tratamento crono biológico e CCTi online traz resultados que se manifestaram nas avaliações posteriores, realizadas seis semanas depois de completas as intervenções. Estes pacientes foram capazes de manter melhorias na sua eficiência de sono em 6%, adormeciam mais facilmente nos primeiros 23 minutos, registaram uma menor vigília noturna (menos 51 minutos) e dormiam mais 32 minutos do que antes. A mais-valia de acrescentar o tratamento crono biológico à terapia parece clinicamente relevante, sobretudo pela meia hora de sono diário que parece trazer aos pacientes.

Texto original Aqui

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights