Vesículas libertadas por células estaminais podem ser utilizadas no tratamento de lesões da espinal medula

30 de Junho 2020

Um estudo realizado pela Crioestaminal em animais demonstra que a utilização de vesículas derivadas de células estaminais da placenta pode promover a recuperação de lesões na espinal medula. Estima-se que mais de 27 milhões de doentes enfrentam consequências decorrentes deste tipo de lesões. 

A Crioestaminal explica que as células estaminais mesenquimais libertam vesículas, designadas exossomas, que contêm substâncias anti-inflamatórias, podendo servir como tratamento regenerativo.

“As vesículas foram obtidas a partir de células estaminais mesenquimais da membrana amniótica da placenta, colhida após o nascimento. Por forma a colocar estas vesículas no local da lesão, de modo a exercerem a sua função terapêutica, utilizou-se um gel de ácido hialurónico, designado Exo-pGel”, afirma a companhia.

O estudo foi realizado em modelo animal, sendo que a sua eficácia terapêutica foi testada em ratos com lesões na espinal medula. Durante a investigação, os ratos foram divididos em três grupos:  o grupo que recebeu apenas solução salina, o grupo que recebeu pGel (gel de ácido hialurónico sem exossomas) e o grupo de tratamento que recebeu Exo-pGel.

De acordo com os resultados, “contrariamente aos que receberam apenas solução salina, o grupo de animais que recebeu Exo-pGel demonstraram uma recuperação da função motora, que foi significativamente superior à observada nos que receberam apenas o gel, sem as vesículas “terapêuticas”.

A utilização do Exo-pGel revelou resultados promissores relativamente à recuperação da função motora em animais. No entanto, no estudo foi verificado que o efeito das vesículas “terapêuticas” difere quando é administrado através do gel ou por via intravenosa. Os resultados demonstram que “a utilização do gel levou a uma maior concentração das vesículas em torno do local da lesão, consistente com os melhores resultados terapêuticos que este grupo demonstrou, comparativamente ao grupo tratado por via intravenosa.”

A Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, Bruna Moreira, conclui que “no seu conjunto, estes resultados demonstram que a utilização de vesículas derivadas de células estaminais neonatais numa matriz de ácido hialurónico é capaz de promover a recuperação de lesões na espinal medula em modelo animal, representando uma estratégia promissora a testar em futuros ensaios clínicos”.

Estima-se que mais de 27 milhões de doentes enfrentam consequências decorrentes de uma lesão na espinal medula. Devido à limitada capacidade de regeneração do sistema nervoso central, as lesões na espinal medula podem ter consequências devastadoras, como paralisação e perda de sensação no corpo abaixo do local da lesão. Para além das limitações físicas, outras dimensões, como o estado psicológico, a vida social, familiar e profissional, são também afetadas.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights