Governo australiano prevê queda de 3,75% do PIB em 2020, a maior em três décadas

23 de Julho 2020

De acordo com o chefe do gabinete do Tesouro, Josh Frydenberg, o país registou o maior défice orçamental da sua história, estimado em cerca de 85,8 mil milhões de dólares australianos (52,9 mil milhões de euros), durante o ano fiscal que terminou em 30 de junho.

O Governo australiano estimou hoje uma perda de 3,75% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, pela primeira vez em quase três décadas de crescimento contínuo.

O Governo australiano prevê ainda no próximo ano fiscal um défice orçamental de 184,5 mil milhões de dólares australianos (113,797 mil milhões de euros).

“Os números duros refletem a dura realidade que enfrentamos. O panorama económico permanece muito incerto e os recentes acontecimentos no [estado de] Victoria são testemunho disso”, disse Frydenberg, referindo-se ao ressurgimento de casos da covid-19 em Melbourne, capital regional daquele estado, onde foram confirmados hoje mais de 400 novos casos.

O desemprego também deverá aumentar para cerca de 9,25% até ao final do ano, e a dívida líquida para 35,7% até 2020-21.

O chefe do gabinete do Tesouro recordou que o governo “agiu rápida e decisivamente para fornecer apoio económico aos trabalhadores, famílias e empresas, [aprovando fundos] com cerca de 289 mil milhões de dólares australianos [178,226 mil milhões de euros], o equivalente a 14,6% [do PIB]”.

A Austrália, elogiada pelas suas políticas sanitárias e económicas para gerir os efeitos da pandemia, viu os seus planos de recuperação abrandarem devido ao ressurgimento de infeções em Melbourne, onde foram comunicados mais de 4.000 casos desde o início do mês.

O surto também levou ao encerramento das fronteiras internas entre os estados de Victoria e Nova Gales do Sul, os maiores da Austrália em termos demográficos e económicos.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights