Moderna confirma negociações avançadas com a CE para a compra de mais 80 milhões de vacinas para o COVID-19.

25 de Agosto 2020

O potencial acordo de compra de 80 milhões de doses tem ainda uma opção que permite aos Estados Membros comprar até mais 80 milhões de doses, perfazendo um total de 160 milhões de vacinas. As discussões têm servido para garantir o acesso dos Estados Membros à vacina.

A Moderna, uma empresa do ramo da biotecnologia e pioneira na utilização terapêutica do mensageiro celular RNA (mRNA) para a criação de uma nova geração de medicamentos transformativos para os pacientes, anunciou esta segunda-feira que concluiu conversas avançadas com a Comissão Europeia para o fornecimento de 80 milhões de doses da vacina mRNA-1273 – a vacina candidata da empresa contra o COVID-19. O acordo faz parte do objetivo da Comissão Europeia de garantir acesso atempado a vacinas seguras e eficazes contra a COVID-19.

O potencial acordo de compra de 80 milhões de doses tem ainda uma opção que permite aos Estados Membros comprar até mais 80 milhões de doses, perfazendo um total de 160 milhões de vacinas. As discussões têm servido para garantir o acesso dos Estados Membros à vacina.

O estudo de fase 3 da mRNA-1273 foi iniciado a 27 de julho, conta com aproximadamente 30 mil participantes e está encaminhado para terminar em setembro. Quanto ao fabrico da vacina, a empresa está escalar a produção a um nível global para que possa produzir e entregar 500 milhões de doses por ano até ao início de 2021, mas com a possibilidade de duplicar este número.

Naa Europa, a empresa está a trabalhar com os seus parceiros estratégicos de manufaturação, a Lonza na Suiça e a ROVI em Espanha, para conseguir produzir fora dos Estados Unidos, onde está sediada. Estes parceiros compõem uma cadeia de produção dedicada à Europa e a outros países que não os Estados Unidos, que assinem acordos de compra com a Moderna.

“Apreciamos a colaboração da Comissão Europeia para assegurar que os europeus terão acesso a vacinas seguras e eficazes, e estamos orgulhosos de que a Comissão Europeia tenha reconhecido o potencial da nossa vacina de tecnologia mRNA. Os parceiros europeus, investidores e cidadãos fazem parte da Moderna desde o início da empresa e têm desempenhado um papel importante no progresso da empresa”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

“Estamos a aumentar a nossa capacidade internacional de manufaturação fora dos Estados Unidos com os nossos parceiros estratégicos, a Lonza na Suiça e a ROVI em Espanha, para estarmos numa posição em que consigamos contribuir para esta emergência global de saúde com uma vacina que estará amplamente disponível, assim que for aprovado o seu uso”, acrescentou.

Ao longo dos últimos nove anos, a Moderna investiu na criação e desenvolvimento de uma nova plataforma para desenhar e manufaturar uma nova classe de vacina à base de mRNAs. Os investimentos nesta plataforma proprietária tornaram a Moderna capaz de criar e manufaturar rapidamente e desenvolver clinicamente a mRNA-1273 para combater potencialmente a pandemia de COVID-19.

 

NR/HN/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights