Mais de 4.000 mineiros moçambicanos saíram da África do Sul em março

27 de Agosto 2020

Mais de quatro mil trabalhadores mineiros moçambicanos saíram da África do Sul desde que o confinamento da covid-19 foi decretado em março, disse hoje à Lusa o porta-voz do Conselho de Minerais sul-africano.

O porta-voz da organização patronal sul-africana, Alan Fine, adiantou que, de um total de 4.111 mineiros, apenas 1.371 mineiros moçambicanos estão de volta, até à data, às minas de ouro e platina na África do Sul.

A indústria extrativa e de mineração na África do Sul emprega um total de 442.478 mineiros, dos quais 20.810 moçambicanos nas minas de ouro e platina, adiantou o porta-voz.

O Conselho de Minerais da África do Sul indicou que o setor está a articular com vários ministérios governamentais o regresso às minas sul-africanas de cerca de 4.400 trabalhadores mineiros de vários países da região austral do continente, incluindo moçambicanos.

O setor identificou 11.482 mineiros de várias nacionalidades que saíram do país devido à pandemia de covid-19, tendo cerca de 62% regressado à África do Sul.

O porta-voz referiu ainda à Lusa que 140 trabalhadores mineiros morreram de covid-19 na África do Sul desde março. Todavia, Alan Fine disse desconhecer a nacionalidade dos óbitos.

Dados do Conselho de Minerais (Minerals Council SA, na sigla em inglês), que representa 90% da produção mineira na África do Sul, indicam que o setor da mineração contribuiu 360.9 mil milhões de rands (18.087 mil milhões de euros) para o Produto Interno Bruto (PIB) da economia do país em 2019.

A África do Sul regista 13.502 mortos e 615.701 casos positivos de infeção por covid-19, segundo as autoridades da saúde.

As províncias mineiras de Gauteng e Noroeste, onde se concentram as principais minas de ouro e de platina, registam 33,8% e 4,0% dos casos de covid-19, respetivamente, indicou o Ministério da Saúde.

A África do Sul, o quinto país com mais casos da doença a nível mundial, realizou mais de 3,5 milhões de testes de covid-19 desde o início do surto do novo coronavírus em março, indicaram as autoridades que reportaram 525.242 recuperados da doença até à data.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights