A Moderna, companhia farmacêutica conhecida pela inovadora tecnologia de terapêuticas que utilizam mRNA, anunciou esta semana que vai entrar no negócio da gripe sazonal “dada a elevada necessidade médica de produzir uma vacina mais eficaz contra a gripe”. O anúncio foi feito durante a conferência de imprensa anual de Investigação e Desenvolvimento realizada na quinta-feira.
A empresa aproveitou também a ocasião para revelar algumas informações quanto ao estado do estudo da sua vacina para combater o Covid-19. A vacina candidata, mRNA-1273, está neste momento na terceira fase do estudo e reuniu 25.296 dos 30.000 voluntários que necessita. Cerca de 10.000 voluntários já tomaram a segunda dose.
Entre as restantes novidades apresentadas pela Moderna, destaque para a aprovação concedida pela FDA à vacina pediátrica contra o Vírus sincicial respiratório.
No campo da oncologia, a empresa apresentou dados relativos à fase 1 do estudo OX40L durante o Encontro Anual de Investigação da Associação Americana para o Cancro, que vai já na fase 2, com os primeiros pacientes a receberem uma combinação dos fármacos mRNA-2416 e durvalumab como perspetiva de tratamento para o cancro dos ovários.
“A equipa da Moderna tem feito progressos significativos desde a nossa última reunião de Investigação e Desenvolvimento, há 12 meses. O pipeline amadureceu com a nossa vacina para o Covid-19 num estudo de fase 3 e com quatro candidatos em estudos de safe 2. Estamos a preparar-nos ativamente para um lançamento potencial comercial da mRNA-1273, a nossa vacina para o Covid-19, e continuamos a expandir a plataforma da Moderna”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.
“Anunciamos também que vamos aumentar o nosso investimento em vacinas e vamos desenvolver uma vacina sazonal para a gripe, dada a necessidade de vacinas mais eficazes”, acrescentou.
PR/João Marques
0 Comments