Vacina da Moderna contra o Covid-19 pode ser autorizada em breve no mercado da União Europeia

15 de Outubro 2020

O mRNA-1273, a vacina candidata da Moderna contra o Covid-19, foi tornada elegível para um pedido de autorização de introdução no mercado na União Europeia ao abrigo de procedimento centralizado, pela Agência Europeia do Medicamento (AEM).

O pedido surge depois da vacina ter alcançado resultados positivos nos ensaios pré-clínicos, e uma análise interina positiva do estudo de fase 1 do mRNA-1273 em adultos saudáveis com idades entre os 18 e os 55 anos, e em adultos mais velhos (dos 56 aos 70 e mais de 71 anos), publicada no New England Journal of Medicine.

A candidata a vacina usufruiu das condições criadas pela AEM em altura de pandemia, que permitem aprovar medicamentos e vacinas através de conselhos científicos mais rápidos, análises permanentes e avaliações mais rápidas.

“Estamos satisfeitos com as interações produtivas que temos tido até à data com as autoridades regulatórias europeias, quer a nível nacional, quer com EMA, e apreciamos a sua valiosa orientação e confiança na Moderna para prosseguir uma submissão da AIM para a aprovação na Europa da nossa candidata à vacina COVID-19, mRNA-1273. Os parceiros, investidores e cidadãos europeus têm feito parte do Moderna desde o início da empresa e têm desempenhado um papel importante no progresso da Moderna”, disse Stéphane Bancel, CEO da Moderna.

“Estamos empenhados em desenvolver uma vacina segura e eficaz seguindo a orientação dos reguladores e vamos continuar o nosso diálogo permanente com a EMA. A Moderna está a aumentar a produção mundial para poder fornecer aproximadamente 500 milhões de doses por ano e possivelmente até mil milhões de doses por ano, a partir de 2021”.

Na Europa, a farmacêutica tem estado a trabalhar com os seus parceiros de manufaturação na Suiça, a Lonza, e em Espanha através da ROVI.

A vacina está atualmente na terceira fase dos estudos, num ensaio clinico controlado por placebo que já regista 30 mil participantes. No dia 9 de outubro, 22.194 já tinham tomado a segunda dose.

PR/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights