Ordem dos Médicos sugere alargamento das medidas de restrição da circulação para as pontes e feriados

23 de Novembro 2020

O Bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos vieram esta segunda-feira defender, em comunicado enviado  às redações, uma extensão às regras de circulação importas pelo Governo para os períodos de feriados, desde 27 de novembro até às 5 horas da madrugada do dia 9 de dezembro

A Ordem e o Bastonário sugerem no comunicado “equacionar a junção dos dois períodos associados aos feriados de 1 e 8 de dezembro, mais concretamente entre as 23 horas do dia 27 de novembro até às 5 horas de 9 de dezembro, de modo a evitar a circulação entre concelhos”.

Ainda assim, aplicam-se algumas exceções, “nomeadamente de âmbito profissional e escolar, nos 12 dias das duas pontes dos feriados de dezembro”

Esta é apenas uma das sugestões transmitidas pela Ordem, que se afirma preocupada “pelo aparecimento de sinais crescentes de saturação e fadiga pandémica na população portuguesa”.

Outra das preocupações tem que ver com o atraso na realização de milhares de inquéritos epidemiológicos, para o qual a Ordem sugere “reforçar efetivamente as equipas no terreno e concentrar os recursos nos novos casos para impedir a acumulação de mais inquéritos em atraso”.

A Ordem sugere ainda que se reforcem os recursos humanos e técnicos nos hospitais, bem como uma coordenação nacional “das camas de internamento em enfermaria e medicina intensiva”, e que se aplique a “realização de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) nos doentes sintomáticos que recorrem às ADR-C e só nos casos negativos com forte suspeita clínica realizar Testes de Amplificação de Ácidos Nucleicos (TAAN), vulgo PCR”. Isto porque Os ganhos significativos de tempo com a utilização dos TRAg permitem um controlo imediato de focos de infeção e respetivos contactos”.

No documento vem ainda expressa a vontade de “ponderar a realização de TRAg generalizados para rastreio de populações em zonas de risco extremamente elevado (>960) e com variação semanal crescente”.

PR/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Olá. Podes, por favor investigar e redigir uma notícia tão detalhada quanto possível, em português de Portugal e propor títulos condensados, palavras-chave separadas por vírgula e um lead com 250 caracteres, sem citações fictícias, sem subtítulos, sem referências, sem considerações finais, com base na seguinte informação:

A Bayer Portugal abriu as candidaturas para a 10.ª edição do prémio STEM4Health, dedicado a startups que desenvolvem soluções inovadoras com inteligência artificial na área da saúde. Inscrições decorrem até 2 de maio.

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights