HIV: infetados através de drogas intravenosas têm pior qualidade de vida

1 de Dezembro 2020

As pessoas que contraem VIH através de drogas intravenosas (DIV) reportaram piores níveis de qualidade de vida que homens que têm sexo com homens (HSH) e pessoas infetadas através de transmissão heterossexual,

Segundo o estudo “Qualidade de vida na infeção VIH: perfis segundo o modo de transmissão”, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Escola de Psicologia da Universidade de Sussex, em Brighton, no Reino Unido.

O estudo, que contou com uma amostra de 1112 doentes infetados com VIH, mostrou que existem “diferenças significativas nos domínios de independência, ambiente e espiritualidade, e na faceta geral de qualidade de vida”.

Quem reportou ter contraído VIH através de drogas intravenosas afirmou ter pior qualidade de vida que o grupo de homens que têm sexo com homens (HSH) e que o grupo que referiu transmissão heterossexual.

Já o último grupo apresentou significativamente “pior qualidade de vida no domínio ambiente e na faceta geral que o grupo HSH. Os domínios psicológico e independência contribuíram para a qualidade de vida geral de todos os grupos, porém, os domínios físico e ambiente só contribuíram para a qualidade de vida geral dos grupos de transmissão por DIV e heterossexual”.

Para os autores, “os resultados sugerem importantes diferenças segundo o modo de transmissão do VIH e reforçam a importância de intervenções de promoção da qualidade de vida adaptadas às características e necessidades destes diferentes subgrupos da população com VIH”.

A amostra foi constituída por 1112 doentes, com uma idade média de 40,51 anos (DP = 9,50; amplitude: 18-78). Os participantes eram maioritariamente do sexo masculino (68%), solteiros (45%), tinham habilitações ao nível do 2º e 3º ciclos do ensino básico (46%) e encontravam-se empregados (50,2%). No que respeita às variáveis clínicas, a maior parte dos doentes estava em fase assintomática (61,3%), não tinha outras coinfecções (71,3%) e estava a fazer medicação antirretroviral (75,4%).

A análise comparativa dos três grupos indicou a existência de diferenças em todas as variáveis sociodemográficas e clínicas, com exceção do estádio da infeção. Em termos gerais, os doentes do grupo HSH tinham mais anos de escolaridade, bem como maior probabilidade de ser solteiros e estar empregados que os doentes dos restantes grupos. Os participantes que referiram infeção por via heterossexual eram significativamente mais velhos que os doentes dos restantes grupos e tinham maior probabilidade de terem sido diagnosticados há menos tempo. Por seu turno, os infetados por intermédio de consumo de drogas injetáveis tinham maior probabilidade de reportar outras coinfecções, de apresentar menor contagem de linfócitos CD4+ e de estar a fazer medicação antirretroviral.

João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights