Vacina da Moderna revela 94% de eficácia e vai pedir Autorização de Uso de Emergência

2 de Dezembro 2020

A Moderna revelou esta quarta-feira que fez um pedido à FDA para Autorização de Uso de Emergência da sua candidata à vacina para o Covid-19 e revelou também os resultados da análise primária de eficácia, de 94,1%.

A análise primária incluiu 196 participantes com casos confirmados de Covid-19, 30 dos quais graves. Dos 196 que tomaram a vacina, apenas 11 casos mantiveram a doença. Nos casos graves, a vacina registou uma eficácia de 100%.

A eficácia da vacina foi também consistente no que toca à idade, raça, etnia e género. Os 196 casos graves incluíram adultos mais velhos (+65 anos) e 42 participantes que se identificaram como sendo de comunidades diferenciadas.

Até à data, a Moderna adianta também que não existem efeitos secundários registados pela toma da vacina, o que contribui para uma boa tolerância da mesma.

Quanto ao pedido de autorização para uso de emergência, a Moderna tenciona fazer chegar o mesmo ainda hoje junto da FDA. O próximo passo será a realização da reunião do Vaccines and Related Biological Products Advisory Committee (VRBPAC) onde serão revistos os dados de segurança e eficácia da mRNa-1273 que, segundo informações dadas pela FDA à Moderna, os resultados serão comunicados no dia 17 de Dezembro de 2020.

A Moderna prevê também pedir ainda hoje uma Autorização de Introdução no Mercado condicional à Agência Europeia do Medicamento (EMA), bem como a Pré-qualificação e/ou ProcedimentocAcelerado de Registo junto da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A empresa irá submeter os dados da Fase 3 do Estudo COVE a um processo de revisão pelos pares (peer-review) para publicação.

PR/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights