Rita Ferro Rodrigues modera hoje Sessão para pais e comunidade educativa sobre doenças alérgicas e COVID-19

11 de Dezembro 2020

Realiza-se hoje, pelas 18h30, a sessão virtual "Alergias na escola: riscos em período de Pandemia COVID-19", uma iniciativa enquadrada nas Sessões Alergo, promovidas pela A. Menarini Portugal, que conta com a participação de três imunoalergologistas experientes, sob moderação da jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues.

 Destinada a pais, encarregados de educação e docentes, a iniciativa pretende promover a literacia em saúde destes grupos sobre as doenças alérgicas, sobretudo no momento em que o Mundo está a lidar com a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para falar sobre todos estes temas marcarão presença o Prof. Doutor Celso Pereira, a Dra. Graça Loureiro e a Dra. Beatriz Tavares, todos especialistas em Imunoalergologia. Rita Ferro Rodrigues, enquanto jornalista, conduzirá a conversa, colocando ao painel as principais questões da audiência.

Na opinião do Prof. Doutor Celso Pereira, abordar o tema do impacto das doenças alérgicas em ambiente escolar é de extrema importância uma vez que “as doenças alérgicas são seguramente o grupo de patologias mais frequente na população infantil, incluindo a creche, os patamares pré-escolar e escolar e o posterior processo educativo. Um melhor conhecimento dos sintomas alérgicos e do seu tratamento e controlo precoces são fundamentais, tanto mais que podem ser fatores de deficiente rendibilidade no desempenho escolar, no absentismo e naturalmente na qualidade de vida da criança”.

 Entre os temas a abordar está o conhecimento já adquirido sobre o novo vírus SARS-CoV2 e o seu potencial impacto na população alérgica, nomeadamente as crianças, analisando os graus de risco, as principais vias de transmissão e as formas mais eficazes de prevenção.

No momento em que o Mundo está confrontado com a pandemia causada pelo novo coronavírus, faz sentido reforçar a atenção para as doenças alérgicas uma vez que “a preocupação dos doentes alérgicos e seus cuidadores aumentou com esta pandemia, sendo fundamental esclarecer sobre o risco destes doentes”, acrescentou a Dra. Graça Loureiro. Serão ainda esclarecidas dúvidas sobre como distinguir algumas doenças alérgicas, como a rinite e a asma, da COVID-19.

Por toda a conjuntura, a Dra. Beatriz Tavares considera que a sessão será uma oportunidade para esclarecer doentes alérgicos, pais, cuidadores e toda a comunidade educativa sobre “diferentes aspetos relacionados com a interferência entre doenças alérgicas e COVID-19″, sendo o formato virtual seguro e facilitador “para passar a mensagem, permitindo igualmente a troca de ideias, nomeadamente resposta às questões colocadas”.  

A sessão virtual é gratuita e vai ser transmitida em https://sessoesalergo.webinarsmenarini.secretariado.pt.

PR/HN/NB

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights