Mercado farmacêutico em ligeira queda no mês de novembro

14 de Dezembro 2020

As vendas nas farmácias diminuíram em novembro -0,9%, ou seja, venderam-se menos 4,10 milhões de euros em produtos, segundo a Health Market Research (HMR).

A queda é maior ainda quando olhamos para o número de unidades vendidas já que em novembro o volume de vendas variou -8.3%, ou seja, menos 697.677 unidades.

Entre os segmentos que seguem a tendência de quebra generalizada do mercado, destaque para os produtos de Consumer Healthcare, que para além da quebra em relação ao período homólogo, baixou -8,6% em sell out face a outubro deste ano. Neste segmento incluem-se os bens de proteção pessoal contra a Covid-19 como máscaras descartáveis, luvas descartáveis e desinfetantes.

Face ao ano passado, também o segmento de produtos Pharmaceutical apresenta uma quebra tanto em valor como em volume. Este segmento vendeu -0,9% em valor, o que corresponde a uma queda nas vendas unitárias de -4,3%.

Ainda assim, e apesar da quebra em relação ao mês de outubro, 2020 volta a dar provas de que tem sido um ótimo ano para as farmácias e farmacêuticas em termos de vendas. Segundo a HMR, novembro de 2020 cresceu em valor 2,1% face a novembro de 2019. Em volume, o crescimento é apenas de 0,1%.

No que diz respeito ao segmento de Pharma Market (medicamentos sujeitos ou não sujeitos a receita médica), foram vendidas ligeiramente menos unidades face ao mesmo mês do ano passado (-1,1%).

Dentro do Pharma Market, o destaque vai para os medicamentos sujeitos a receita médica cuja venda diminuiu -13,8% em valor, e -19,3% em volume face ao período homólogo.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This