A queda é maior ainda quando olhamos para o número de unidades vendidas já que em novembro o volume de vendas variou -8.3%, ou seja, menos 697.677 unidades.
Entre os segmentos que seguem a tendência de quebra generalizada do mercado, destaque para os produtos de Consumer Healthcare, que para além da quebra em relação ao período homólogo, baixou -8,6% em sell out face a outubro deste ano. Neste segmento incluem-se os bens de proteção pessoal contra a Covid-19 como máscaras descartáveis, luvas descartáveis e desinfetantes.
Face ao ano passado, também o segmento de produtos Pharmaceutical apresenta uma quebra tanto em valor como em volume. Este segmento vendeu -0,9% em valor, o que corresponde a uma queda nas vendas unitárias de -4,3%.
Ainda assim, e apesar da quebra em relação ao mês de outubro, 2020 volta a dar provas de que tem sido um ótimo ano para as farmácias e farmacêuticas em termos de vendas. Segundo a HMR, novembro de 2020 cresceu em valor 2,1% face a novembro de 2019. Em volume, o crescimento é apenas de 0,1%.
No que diz respeito ao segmento de Pharma Market (medicamentos sujeitos ou não sujeitos a receita médica), foram vendidas ligeiramente menos unidades face ao mesmo mês do ano passado (-1,1%).
Dentro do Pharma Market, o destaque vai para os medicamentos sujeitos a receita médica cuja venda diminuiu -13,8% em valor, e -19,3% em volume face ao período homólogo.
PR/HN/João Marques
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