“Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem” vai formar administradores de saúde em VBHC

15 de Dezembro 2020

A Gilead Sciences, a IASIST, a Exigo e a APAH anunciaram esta terça-feira que vão colaborar na realização da iniciativa “Mais Valor em Saúde - Vidas que Valem”, dedicada sobretudo a administradores na área da prestação de serviços de saúde.

O Programa “Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem” pretende contribuir para cimentar a cultura de Value Based Heathcare (VBHC) através da análise dos problemas atuais do Sistema Nacional de Saúde, da capacitação dos intervenientes na tomada de decisão em saúde, do rigor na avaliação de resultados e da transparência na sua divulgação, tudo com o propósito de conduzir à implementação de estratégias que permitam melhorar os resultados clínicos, a satisfação dos doentes e a afetação de recursos financeiros. A necessidade de uma mudança de paradigma no investimento em saúde tem conhecido um interesse crescente, transversal à sociedade, resultando daí esta iniciativa que agora se concretiza.

Divido em duas partes, o programa do evento conta com uma primeira fase de “formação e capacitação dos profissionais da área da saúde”, e uma segunda parte dedicada a “candidaturas de projetos e aprovação de bolsas”, que se deverá estender de 11 de janeiro a 12 de março.

A componente formativa é constituída por dois Workshops virtuais, que acontecem a 18 de dezembro e a 8 de janeiro, entre as 14h30 e as 17h45, e que visam habilitar os participantes na metodologia e princípios basilares de Value Based Healthcare (VBHC), permitindo-lhes equacionar outcomes diferenciados da componente de custos e conhecer modelos de entrega de cuidados otimizados.

No dia 18 acontece o workshop “Introdução à Gestão de Saúde com Base no Valor (VBHC)”, lecionado pelo Prof. Francisco Rocha Gonçalves (Grupo Luz Saúde), Dr. Armando Alcobia (Hospital Garcia de Orta), Dr. Eduardo Castela e Dr. Filipe Costa.

O 2º Workshop, dedicado à “Gestão de Saúde com Base no Valor (VBHC) – Casos Práticos” decorre no dia 8 de janeiro e tem o apoio de formadores da Exigo e da IASIST.

Os workshops destinam-se a administradores hospitalares, profissionais de prestação de cuidados de saúde, profissionais de empresas da cadeia de valor da saúde, representantes de doentes ou académicos em qualquer nível da carreira ou situação profissional atual.

Os interessados em participar poderão fazê-lo através da plataforma www.maisvaloremsaude.pt ou através de contacto com os parceiros do programa.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

MAIS LIDAS

Share This