Estudo liga dificuldades de visão e risco de depressão

16 de Dezembro 2020

Segundo um estudo do The EuroVision Project, existe uma relação entre a má visão e a probabilidade de sofrer de depressão.

O estudo, realizado com o apoio do programa de investigação Eurovisão da União Europeia Horizonte 2020, avaliou dificuldades de visão reportadas pelos próprios indivíduos em 30 países europeus, incluindo Portugal, e foi publicado na Acta Ophthalmologica, com a autoria de vários investigadores internacionais de optometria e oftalmologia.

De acordo com as conclusões do estudo, a má visão contribui para impedir o desenvolvimento de todo o potencial das crianças, para a limitação de produtividade nos adultos e perda de autonomia na terceira idade. Também conduz ao isolamento, à sensação de insegurança e impotência e à degradação da autoconfiança. Como tal, contribui para os comportamentos depressivos de uma forma muito marcada.

Os resultados enfatizam a necessidade de uma abordagem abrangente, de resposta eficaz integrada, na comunidade e de proximidade. Os cuidados para a saúde da visão são os cuidados de especialidade mais frequentes no ser humano e devem ser assegurados desde o nascimento e ao longo de toda a extensão da vida.

Cerca de 5 milhões de portugueses sofrem de erro refrativo e, ainda assim, o Estado Português mantém-se sem implementar as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre a integração e planeamento da força de trabalho dos cuidados para a saúde da visão desde os cuidados primários aos cuidados hospitalares e de reabilitação.

Estas recomendações foram recentemente reforçadas pela OMS para o rastreio da retinopatia diabética no dia 14 de Novembro, onde mais uma vez se reforça o papel fundamental que os Optometristas devem desempenhar na prestação de cuidados primários para a saúde da visão. Até lá, cada vez mais portugueses irão ver pior o seu presente e futuro.

O artigo completo podem ser consultado na Acta Ophthalmologic

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights