Investigadora portuguesa Célia Manaia entre as mais citadas do mundo

16 de Dezembro 2020

Célia Manaia, investigadora do CBQF - Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, é uma das cientistas mais citadas do mundo, segundo a Clarivate Analytics - "Highly Cited Researchers 2020".

A empresa norte-americana incluiu esta investigadora portuguesa e mais 11 na lista “Highly Cited Researchers 2020”, que, este ano, distinguiu mais de 6.100 investigadores, ou seja, cerca de 0.1% de todos os cientistas do mundo, em 21 áreas de investigação.

Na lista da Clarivate – empresa especializada em gestão de informação científica – figuram apenas pouco mais de uma dezena de cientistas nacionais. Célia Manaia, que se tem dedicado à investigação desenvolvida em Portugal na área da microbiologia, concretamente no campo da resistência de bactérias aos antibióticos, representa a Universidade Católica Portuguesa neste ranking tão relevante a nível nacional e mundial.

Para Célia Manaia, “é muito gratificante integrar esta lista e assim contribuir para dar a conhecer a investigação nacional no panorama internacional”. “Um dos aspetos mais fascinantes de fazer investigação científica é poder trabalhar com e para colegas de todo o mundo que partilham os mesmos interesses e preocupações”, afirma. E acrescenta: “ao longo das últimas décadas, a investigação científica feita em Portugal teve um desenvolvimento incrível, tendo adquirido uma robustez e impacto reconhecidos internacionalmente nas mais diversas áreas.

Porém, hoje a exigência de financiamento e de permitir aos investigadores e às instituições planear as suas atividades a médio-longo prazo, bem como a necessidade de premiar o mérito, são muito maiores do que eram há 20 ou 30 anos. Não responder de modo integrado a todas estas exigências será deixar cair muito do que se conquistou em Portugal nos últimos anos.”

Estados Unidos da América, China, Reino Unido e Alemanha são os países mais representados no _ranking_ deste ano. Acrescente-se, ainda, que a lista inclui 26 Prémios Nobel. A compilação realizada pela Highly Cited Researchers 2020 [1] analisa os cientistas que se encontram referenciados no repositório Web of Science.

PR/João Ruas/HN

1 Comment

  1. Norberta Coelho

    Na área em questão, era uma das investigadoras mais citadas e com trabalho feito em 2018. Fizemos um trabalho nessa área em que a Célia Manaia desenvolveu trabalho nessa área e de facto, é uma excelente profissional na definição de estratégias, execução e interpretação dos resultados no campo da resistência de bactérias aos antibióticos!
    Parabéns Célia Manaia.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This