Presidente do parlamento da Madeira e bispo do Funchal em confinamento profilático

2 de Janeiro 2021

Várias entidades regionais, entre as quais o presidente do parlamento da Madeira e o bispo do Funchal, estão em confinamento profilático depois de terem contactado com um caso positivo de coronavírus numa iniciativa no concelho da Calheta.

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira encontra-se em isolamento profilático por recomendação das autoridades de Saúde da região, diz um comunicado hoje distribuído pelo parlamento madeirense.

O documento refere que o centrista José Manuel Rodrigues “participou, no passado dia 29 de dezembro, na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia da Calheta [zona oeste da Madeira], onde uma das pessoas presentes veio a testar positivo com SARS-CoV2 no dia 01 de janeiro”.

Devido a esta situação, o responsável do principal órgão de governo próprio da região cancelou a sua agenda, nomeadamente, “a sua participação no Concerto de Ano Novo da Orquestra Clássica da Madeira”.

“José Manuel Rodrigues encontra-se bem e será testado nos próximos dias, só retomando a agenda quando for aconselhado pelas autoridades de Saúde”, adianta a informação.

A nota acrescenta que, ”mantendo-se à distância a acompanhar os trabalhos da Assembleia, o presidente recorda a todos os residentes que o combate a este vírus, que assola o mundo inteiro e tem vindo a crescer na Região, depende das atitudes de todos os cidadãos”.

Na mesma situação está o bispo do Funchal, Nuno Brás, tendo a diocese confirmado que o prelado está a cumprir confinamento profilático, depois de ter estado na tomada de posse dos órgão sociais da Misericórdia da Calheta, “embora tenha mantido o distanciamento social e o uso de máscara”, razão pela qual “a agenda será suspensa até novas indicações das autoridades de saúde”.

Nesta cerimónia marcaram igualmente presença o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, que vai realizar o teste na próxima semana.

Também a secretária da Inclusão Social e Cidadania da Madeira, Augusta Aguiar, esteve neste ato e já cancelou a sua agenda.

A Santa Casa da Misericórdia da Calheta ativou sexta-feira o seu plano de contingência depois de uma funcionária da instituição ter testado positivo para covid-19.

De acordo com os últimos dados divulgados domingo pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou 76 novos casos de covid-19, o número mais alto desde o início da pandemia, elevando as infeções ativas para 697 e existem outras 168 situações suspeitas em avaliação.

Esta entidade refere que destas 697 infeções ativas, 177 são casos importados e 520 de transmissão local.

No total, a Região Autónoma da Madeira contabiliza 1.836 casos confirmados de covid-19 desde 16 de março e 14 óbitos associados à doença.

Deste total de casos confirmados, 648 foram no concelho do Funchal, onde também residiam nove das pessoas que faleceram devido à covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.045 pessoas dos 423.870 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos com novo contrato coletivo de trabalho nos Açores

Os sindicatos dos médicos assinaram contratos coletivos de trabalho com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS/PPM) e os três hospitais da região, que preveem mais dias de férias, mais horas para formação e melhorias na avaliação de desempenho.

Smartwatches Revolucionam Monitorização do Consumo de Álcool

Uma investigação da Universidade de Bristol demonstra que smartwatches podem monitorizar o consumo de álcool com maior precisão do que métodos tradicionais. O estudo revela que esta tecnologia pode transformar intervenções futuras e melhorar o entendimento dos padrões de consumo

Descoberta Revolucionária: Novo Antibiótico Combate Gonorreia Multirresistente

Investigadores das universidades de Konstanz e Viena descobriram um novo antibiótico que ativa o mecanismo de autodestruição da bactéria Neisseria gonorrhoeae. Este avanço, publicado na Nature Microbiology, combate eficazmente variantes multirresistentes sem prejudicar outras células ou microrganismos.

Trabalho em Equipa Revoluciona Cuidados Primários para Doentes Crónicos

Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém revela que o trabalho em equipa e sistemas proativos são cruciais para garantir acompanhamento médico regular a pacientes com doenças crónicas. A colaboração interdisciplinar melhora a adesão ao tratamento e os resultados de saúde

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights