Bactérias probióticas podem ter papel essencial na prevenção e tratamento da obesidade

4 de Março 2021

Investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) afirma que bactérias probióticas ajudam a controlar o excesso de peso. Estima-se que mais de metade da população portuguesa sofra ou esteja em risco de obesidade.

Conceição Calhau, professora catedrática da NOVA Medical School e investigadora do CINTESIS explica que “a microbiota intestinal é constituída por triliões de micro-organismos, entre os quais bactérias, fungos, vírus, em número equivalente às células humanas, e que contribuem para o equilíbrio do organismo”. Neste sentido, quando o organismo entra em desequilíbrio podem ocorrer alterações metabólicas “não só associadas à obesidade, como a doenças neurodegenerativas, diabetes, cancro ou doenças cardiovasculares.

“A disbiose em doentes com excesso de peso e obesidade tem sido amplamente estudada nos últimos 15 anos. Está provado que a microbiota saudável é crucial na regulação de vários processos fisiológicos, entre eles os envolvidos no controlo do apetite”, refere Conceição Calhau.

A investigadora sublinha que os fatores que podem levar a este desequilíbrio do ecossistema intestinal incluem os estilos de vida, a dieta, a atividade física, a exposição a medicamentos (como antibióticos).

De acordo com Conceição Calhau, a investigação biomédica está cada vez mais focada na microbiota. Recentemente foram publicados estudos clínicos e pré-clínicos que demonstram que “a administração crónica de uma bactéria produtora de ClpB está associada à perda de peso, com diminuição da hiperfagia e activação da lipogénese no tecido adiposo”, mesmo quando há exposição a uma dieta obesogénica, que induz o aumento de peso.

A proteína ClpB é produzida pelas enterobactérias Hafnia alvei. Atua no controlo do apetite, suprimindo a fome, e tem a capacidade de comunicar com os neurónios responsáveis pela sensação de saciedade, ao nível do hipotálamo.

“A bactéria Hafnia alvei HA4597 apresenta-se como um probiótico promissor na gestão de peso, quer em pessoas com excesso de peso, quer em obesos”, garante a investigadora do CINTESIS.

PR/HN/Vaishaly Camões

Conselho de Ética recomenda criopreservação de embriões sobrantes

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) recomenda, num parecer hoje divulgado, a criopreservação (congelação) de embriões sobrantes, “sem projeto parental”, mas defende a “máxima redução” da criação destes embriões com as tecnologias reprodutivas.

Alterações climáticas podem matar até 14,5 milhões até 2050

As consequências das alterações climáticas como inundações, secas e ondas de calor podem causar até 14,5 milhões de mortes até 2050, indica um relatório divulgado esta quinta feira nas vésperas do Dia Nacional da Conservação da Natureza, assinalado no domingo.

Mais de 20 mortos em 24 horas devido a onda de calor em Marrocos

Vinte e uma pessoas morreram em 24 horas numa cidade do centro do Marrocos, devido a uma nova onda de calor que atingiu o país, que atravessa o seu sexto ano consecutivo de seca, declarou esta quinta feira o Ministério da Saúde marroquino.

Estudo revela que idosos sofrem sobretudo violência psicológica e financeira

Um estudo académico sobre violência contra idosos, feito no período pré-pandemia de Covid-19, com residentes domiciliares no município de Coimbra, demonstra que esta população é, sobretudo, vítima de violência psicológica e financeira, sendo os agressores maioritariamente familiares.