Vindo do grupo Luz Saúde como Diretor de Gestão de Tecnologias de Saúde Francisco Rocha Gonçalves torna-se agora no sucessor de Helena Freitas, assumindo o cargo de Head of Market Access & Public Affairs. Para Rocha Gonçalves “é uma grande honra e um um grande desafio” assumir esta nova posição.
“A Sanofi é uma grande companhia com uma preocupação clara com as necessidades dos doentes e com a promoção do acesso terapêutico aos que mais precisam dele. Valores com os quais me identifico e que considero fundamentais para um bom sistema nacional de saúde, centrado nos cuidados aos cidadãos. Espero com a minha experiência trazer valor acrescentado para a atuação da Sanofi em Portugal e ajudar a enfrentar os atuais desafios de Acesso em Portugal”, afirma.
Na sua anterior função, Francisco Rocha Gonçalves definiu uma nova função corporativa ao introduzir o conceito de Health Technology Assessment (HTA) e Value Based Healthcare (VBHC), acordos de risco partilhado e ferramentas digitais, ao nível hospitalar, oferecendo aos hospitais, pagadores (seguradoras e Governo), farmacêuticas e companhias de dispositivos médicos soluções win-win introduzindo e aumentando a sensibilização para modelos de acesso inovadores para medicamentos e dispositivos médicos.
Da sua experiência profissional constam diversas funções como a de membro do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia do Porto e membro da direção executiva do Hospital PPP Beatriz Ângelo. Ao nível da consultoria a sua experiência incide na área da gestão da saúde e avaliação de tecnologias de saúde a governos, instituições, farmacêuticas, diagnósticos e dispositivos, consultoria a órgãos governamentais de diversos países, tendo estado recentemente envolvido em projetos na Letónia (VBHC) e Arábia Saudita (HTA).
Francisco Rocha Gonçalves é doutorado em gestão pelo ISEG, mestre e licenciado em economia pela Faculdade de Economia do Porto, especializado em direção e gestão de unidades de saúde e em fármaco-economia. Sendo professor auxiliar convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e membro de sete Projetos de Investigação Colaborativa internacionais (H2020, EFPIA’s Inovative Medicines Initiative, Harvard Medical School Portugal, entre outros). Publica e é editor em jornais revistos por pares nos temas de gestão de saúde, value based healthcare e farmacoeconomia, tendo mais de 30 artigos académicos revistos e capítulos de livros, o mais recente sendo a coautoria de um Editorial no Boletim 2020 da Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre custo-benefício dos testes COVID.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments