Investigadores exploram relação entre fatores de risco cardiovascular e mortalidade em doentes hospitalizados com Covid-19

22 de Março 2021

Investigadores alertam para o alto risco da Covid-19 em idosos e diabéticos, numa meta-análise conduzida com o propósito de investigar o peso dos fatores de risco cardiovascular e a taxa de mortalidade em doentes infetados pelo SARS-CoV-2.

Com o objetivo de compreender os efeitos dos fatores de risco cardiovascular, a taxa de mortalidade em doentes com Covid-19 e a relação entre os dois durante a hospitalização, os investigadores analisaram 45 estudos, totalizando 18,300 doentes.

Este estudo alerta para um alto risco de mortalidade entre os doentes hospitalizados com Covid-19, sendo que a doença foi fatal para um em cada oito doentes. O maior risco de morte durante a hospitalização verificou-se nos estudos com alta percentagem de ARDS (acute respiratory distress syndrome), uso de VMI (ventilação mecânica invasiva) e internamento em UCI (unidade de cuidados intensivos).

Para além disso, a idade e a diabetes correlacionaram-se significativamente com a mortalidade intra-hospitalar, assim como a hipertensão; no entanto esta última deixou de se mostrar significativa após ajuste para idade.

O estudo demonstra que a associação entre hipertensão e mortalidade em doentes hospitalizados com Covid-19 reflete largamente a idade avançada destes.

Por seu lado, tabagismo e sexo masculino não mostraram associações significativas a mortalidade.

A estimativa de mortalidade intra-hospitalar foi de 12%, “embora afetada por um alto grau de heterogeneidade entre os estudos” – uma das limitações assumidas pelos investigadores -, lê-se no artigo, que indica também que ARDS foi reportada em 27% dos casos, enquanto a média de doentes internados em UCI foi de 14,6% nos estudos com populações mistas. Dados sobre o cenário clínico foram fornecidos em 19 estudos e sete focaram-se apenas em doentes em UCI.

Já a idade estava disponível em todos os estudos e a diabetes e a hipertensão em 43 e 42, respetivamente.

Os investigadores frisam a importância de, durante a hospitalização, se tomar o máximo cuidado na gestão clínica dos doentes idosos e diabéticos, acrescentando ainda que os diabéticos com Covid-19 enfrentam um risco acrescido de mortalidade em todas as idades, em comparação com os infetados que não têm diabetes.

Este estudo não pretende fornecer uma estimativa exata da mortalidade intra-hospitalar, mas sim explorar a potencial associação entre fatores de risco cardiovascular e mortalidade, esclarecem os investigadores no artigo.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This