Município e Hospital de Cantanhede cooperam para ajudar pessoas com incapacidade

30 de Março 2021

O Município de Cantanhede e o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) formalizaram dois protocolos para fomentarem o “apoio do cuidador informal” e para “potenciar recursos” para apoiar pessoas com incapacidade, foi esta terça-feira anunciado.

Os protocolos foram assinados pela presidente de Câmara, Helena Teodósio, e pela presidente do Conselho de Administração do HAJC, Diana Breda, no âmbito do projeto ’Cuidln’.

O projeto ’Cuidln’ consiste em “apoiar e zelar os cuidadores informais através de uma rede integrada de capacitação e qualificação de quem desempenha essa função”, lê-se em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

No caso do concelho de Cantanhede, a iniciativa direciona-se com ações para 450 pessoas que “têm alguém em situação de dependência a seu cargo”.

Uma das iniciativas pretende articular a ação dos cuidadores informais com a equipa multidisciplinar de cuidados paliativos do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), estando prevista a criação de um gabinete do cuidador informal do doente paliativo.

Fica a cargo do município de Cantanhede autorizar “a cedência dos dados pessoais e que conhecem a finalidade e o âmbito daquela cedência”, estando o hospital responsável pela “dinamização de atividades e intervenções” por parte da equipa em colaboração com a rede de apoio, com o intuito de dar “resposta mais adequada às necessidades de cada caso”, explica a mesma nota.

A outra iniciativa pretende criar condições à “rentabilização de Produtos de Apoio (PA), ou seja, instrumentos e dispositivos fundamentais para a promoção e compensação ou atenuação das limitações funcionais e restrições das pessoas com deficiência e/ou incapacidades, cuja gestão é coordenada pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR)”, esclarece aquele município do distrito de Coimbra.

Neste caso, o HAJC cede ao município Produtos de Apoio (AP), que não estão a ser usados no hospital, para serem entregues a pessoas que comprovem, “mediante declaração médica, serem portadoras de deficiência e/ou incapacidades”.

Cabe ainda ao município de Cantanhede, para além da entrega dos produtos, higienizá-los e proceder à sua manutenção, assumindo os encargos financeiros.

Este processo será em colaboração com o HAJC, o Centro de Saúde de Cantanhede e a Segurança Social.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This