Universidade do Algarve lança Colégio Doutoral

1 de Abril 2021

A Universidade do Algarve (UAlg) lançou um Colégio Doutoral para promover a interação dos seus doutorandos com as entidades regionais, nacionais e internacionais, especialmente fora dos muros da academia.

Este Colégio pretende dar uma resposta integradora aos diferentes programas de doutoramento oferecidos na UAlg, em articulação com as Unidades Orgânicas e os Centros de Investigação, e tem como missão garantir e promover a qualidade da formação, bem como desenvolver competências profissionais nos seus estudantes, que respondam às necessidades da região algarvia a nível de investigação aplicada e conduzam à inovação socialmente relevante.

As atividades a realizar neste âmbito incluem também a formação avançada a distância, contribuindo ainda para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com impacto em regiões mais desfavorecidas.

Leonor Cancela, professora catedrática da UAlg, foi nomeada diretora do Colégio Doutoral, que será liderado com a supervisão de Alexandra Teodósio, vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, contando ainda com uma comissão coordenadora que inclui estudantes doutorandos e investigadores, para além de docentes com experiência em orientação de doutoramentos.

Segundo a vice-reitora, “este é um projeto emblemático do plano estratégico da UAlg 2017-2021, que ambiciona atrair os melhores candidatos de doutoramento do país e do mundo, bem como a melhoria da formação oferecida, promovendo a sua retenção na região. O Colégio Doutoral permite ainda fomentar o desenvolvimento de competências transversais, a integridade académica, a ética, a comunicação científica e o empreendedorismo”.

Pretende-se ainda valorizar os Programas de Doutoramento existentes na Universidade do Algarve, com a oferta conjunta de uma formação transversal aos estudantes – não apenas nos domínios científico e técnico, mas também na aquisição de competências, nos domínios pessoal, social e profissional -, o que será transferível quer para o processo do doutoramento em curso, quer para uma atividade profissional inovadora no pós-doutoramento.

Neste contexto, constitui um dos principais fundamentos da criação deste Colégio Doutoral o Plano de Atividades 2020 da UAlg, que assenta fundamentalmente em três grandes objetivos estratégicos: educação, investigação e transferência e comunidade. O Plano reconhece a relevância da formação doutoral no aumento de atividades inovadoras na região, com potencial aplicação a nível de produtos e serviços, que aumentem a qualidade de vida da população algarvia.

O Colégio Doutoral da UAlg insere-se na Unidade de Apoio à Investigação (UAIC) e articula-se com o Gabinete Alumni e Saídas Profissionais (GASP). Anualmente, realizará um “Encontro UAlg Doctoral College”, com todos os doutorandos e orientadores, em regime de rotatividade e parceria com Municípios do Algarve e empresas, na presença de parceiros internacionais estratégicos.

Mais informações em https://www.ualg.pt/colegio-doutoral.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

USF-AN 2025-2027: Inovação e Colaboração no Centro da Disputa Eleitoral

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) está em pleno processo eleitoral para o triénio 2025-2027, com as listas “Rede das Redes” e “A Marca USF” a apresentarem programas ambiciosos que prometem transformar os Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

Cientistas descobrem como o colesterol ‘mau’ atua no corpo

Cientistas descobriram como o colesterol ‘mau’, conhecido como colesterol das lipoproteínas de baixa densidade ou LDL-C, se acumula no organismo, uma descoberta que pode facilitar o desenvolvimento de tratamentos mais personalizados para as doenças cardiovasculares.

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This