[xyz-ips snippet=”Excerpto”]
A atividade física é a melhor prevenção para a sua saúde
Hoje é um dia importante para relembrar e promover a importância de nos mantermos ativos e lutar contra o sedentarismo: celebramos o Dia Mundial da Atividade Física. O exercício físico é essencial para promover a saúde e o bem-estar, diminuindo a necessidade de cuidados de saúde da nossa população.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 4 a 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se fossemos mais ativos.
Não é difícil pensar nas vantagens que o exercício físico acarreta – são imensas. Diminuímos o risco de desenvolver várias doenças crónicas (como a diabetes ou hipertensão), conseguimos controlar o nosso peso, reduzimos o stress e a incidência de depressão, promovendo o bem-estar psicológico.
Quando falamos em rotinas de exercício físico, pensamos logo em entrar num ginásio e ter treinos frequentes. Pode ser de facto uma alternativa, mas não precisa de ser a única opção. É fundamental perceber que a atividade física é acessível a todos e começa por pequenas alterações no nosso dia-a-dia, que ao fim de semanas, meses e anos proporcionam resultados muito positivos em cada um de nós.
As mudanças no nosso comportamento podem começar por exemplo, por usar as escadas em vez do elevador, fazer caminhadas, ir a pé para o trabalho. Se utilizar o carro, optar por deixá-lo mais longe para poder caminhar. Se tiver uma pausa grande para almoço, evitar ficar sentado e fazer 15/30 minutos de caminhada.
Procure atividades recreativas e eventos nos quais possa participar. Faça jardinagem, mantenha as tarefas domésticas e diárias, ouça música e dance. O segredo é não parar sentado muitas horas e tentar arranjar atividades simples que o façam sentir bem – e lhe façam bem.
Como nos relembra a Organização Mundial de Saúde: “qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais, melhor”.
0 Comments