Austrália e Nova Zelândia abrem ‘bolha’ de viagem que dispensa quarentena

6 de Abril 2021

Austrália e Nova Zelândia vão abrir uma 'bolha' de viagem a partir de 19 de Abril, permitindo que os seus habitantes se desloquem entre os dois países sem se submeterem a uma quarentena obrigatória devido à covid-19.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje a medida, mas não excluiu que, em caso de potenciais surtos, a ‘bolha’ será novamente suspensa.

“As pessoas precisam de ter um plano para a possibilidade da viagem ser interrompida no caso de um surto”, advertiu numa conferência de imprensa.

Tanto a Austrália como a Nova Zelândia, contudo, vão manter as duas semanas de isolamento em hotéis e centros habilitados para viajantes de outras nações.

Ambos os países, que fecharam as fronteiras desde março de 2020, já tinham aberto em outubro uma ‘bolha’ de viagem de sentido único que permitia aos neozelandeses entrar no país vizinho sem quarentena, embora tivessem de cumprir um período de isolamento na direção oposta.

As duas nações oceânicas começaram a falar sobre o assunto em abril do ano passado e são dois dos países que melhor contiveram a pandemia de covid-19, tomando medidas rápidas, incluindo o encerramento das fronteiras internacionais e o confinamento preventivo.

A Austrália registou até agora quase 30 mil infetados e 909 mortos, a maioria das quais devido ao surto na cidade de Melbourne em meados de 2020. Já a Nova Zelândia acumulou mais de 2.200 casos e 26 óbitos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.853.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights