Hospitais de Coimbra inauguram amanhã unidade de internamento para primeiro episódio psicótico

6 de Abril 2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura na quarta-feira uma unidade de internamento destinada ao primeiro episódio psicótico, que vai complementar a resposta à consulta já existente há alguns anos, foi esta terça-feira anunciado.

O serviço, segundo um comunicado do CHUC, vai funcionar no Pavilhão 8 do Hospital Sobral Cid, que foi beneficiado para melhorar a assistência em internamento e em ambulatório dos doentes com patologia mental.

A criação desta unidade de intervenção representa um investimento de cerca de 60 mil euros e complementa “a resposta às psicoses, uma vez que no mesmo pavilhão já se encontra instalada a Unidade de Cuidados Avançados de Esquizofrenia resistente ao tratamento”, refere a nota.

O novo serviço vai disponibilizar um tratamento especializado em regime de internamento, assegurado por uma equipa multidisciplinar, “assente em metodologias baseadas em evidência de eficácia neste ‘setting’ clínico, a indivíduos que se encontram nas fases iniciais (período crítico) da sua doença psicótica”.

A intervenção “será assente no princípio fundamental do ‘recovery’, que tem por base a esperança realista na recuperação e no bem-estar”, realça o CHUC, salientando que o objetivo da unidade consiste na melhoria do prognóstico dos doentes, através do acesso mais precoce possível a um programa de tratamento individualizado e específico.

“Tendo em consideração que a doença psicótica surge habitualmente numa fase precoce da vida, torna-se fundamental devolver a capacidade de os indivíduos afetados atingirem o seu potencial, apesar da eventual natureza crónica da doença”, explica o comunicado.

A inauguração está agendada para as 12:00 de quarta-feira, Dia Mundial da Saúde, com a presença do presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, e do diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria, Horácio Firmino.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights