Participam pela primeira vez nesta iniciativa farmácias em Monção, Montelavar, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Cerveira.
Esta é XIII Jornada de Recolha de Medicamentos que o Banco Farmacêutico organiza para fazer chegar às instituições de solidariedade social medicamentos não sujeitos a receita médica e outros produtos de saúde.
Este ano, participam 120 IPSS, que, graças à generosidade dos portugueses, vão poder apoiar os que mais precisam com estes bens vitais para a sua saúde, lê-se no comunicado enviado às redações, que informa que as farmácias aderentes têm disponível a lista de necessidades de cada instituição (https://bancofarmaceutico.pt/farmacias-aderentes).
Durante a Jornada, qualquer pessoa pode dirigir-se a uma farmácia e doar um medicamento ou um produto de saúde, sendo ainda possível efetuar um donativo para o NIB 0007.0000.0067.1192.7622.3.
“Devido às limitações que a pandemia nos impõe, não contamos este ano com a ajuda preciosa de centenas de voluntários, que ofereciam o seu tempo neste dia para apoiar na informação e orientação durante a Jornada, mas sabemos da reconhecida solidariedade dos portugueses e das Farmácias e esperamos que o seu contributo seja idêntico ao de anos anteriores e que as instituições de solidariedade que disponibilizam os medicamentos à população mais carenciada possam continuar a contar com este apoio ainda mais importante nesta fase pandémica”, disse Luís Mendonça, do Banco Farmacêutico, citado no comunicado.
Em 2020, milhares de portugueses ajudaram 100 instituições de solidariedade social através da doação de 14.000 medicamentos e produtos de saúde, com o valor estimado de 60 mil euros.
Até à última Jornada, o Banco Farmacêutico ajudou instituições de solidariedade social com 125.500 medicamentos e produtos de saúde.
Nesta XIII Jornada, o Banco Farmacêutico conta com o apoio das farmácias aderentes, da Associação Nacional das Farmácias (ANF), da Ordem dos Farmacêuticos, da Companhia das Obras, da Logista Pharma e da Tranquilidade Seguros.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments