Na quarta-feira, os eurodeputados discutem e votam a proposta da Comissão Europeia para o Certificado Verde Digital, abrindo o caminho para iniciar rapidamente as conversações com os Estados-membros de modo a que este seja adotado até ao verão.
O certificado, seguro e interoperável em formato digital ou em papel, deverá facilitar a livre circulação sem discriminação e conter informações sobre o estado da vacinação de uma pessoa, os resultados dos testes da covid-19 ou o estado de recuperação, caso a pessoa tenha já sido infetada pelo vírus.
O resultado da votação é anunciado no dia seguinte e, com a luz verde do PE, as conversações com os Estados-membros podem ser iniciadas com vista a adotar o Certificado Verde Digital até ao verão.
Na terça-feira, o PE vota o acordo que estabelece as regras para as relações futuras entre a UE e o Reino Unido e o resultado será anunciado no dia seguinte.
Em dia 24 de dezembro de 2020, os negociadores da UE e do Reino Unido concluíram o Acordo de Comércio e Cooperação, que estabelece os termos da futura relação bilateral em matéria de comércio sem quotas e tarifas, pescas, energia, segurança interna e normas de concorrência leal.
Este entrou em vigor provisoriamente em 01 de janeiro de 2021 e caduca a 30 de abril de 2021, tendo que ter o aval do PE para passar a permanente.
Na segunda-feira à tarde, o PE aborda com os Presidentes do Conselho, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a recente reunião entre estes altos representantes da UE e a Turquia, em Ancara.
Em 06 de abril, os dois líderes europeus reuniram-se com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para debaterem questões comuns, num encontro que ficou marcado pelo chamado ‘sofagate’, depois de Von der Leyen ter tido que se sentar num sofá longe do Presidente turco e Michel ocupado a cadeira ao lado do chefe de Estado.
Na quinta-feira, os eurodeputados debatem e votam uma resolução sobre a evolução da covid-19 nos países da América Latina, devendo o debate ser dominado pela situação no Brasil.
Na sessão plenária será ainda votada a reforma do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, que vai permitir que mais trabalhadores europeus que percam o emprego devido à globalização e às mudanças tecnológicas e ambientais recebam apoio financeiro para se requalificarem.
NR/HN/LUSA
0 Comments