Três milhões de belgas já receberam pelo menos uma dose da vacina

1 de Maio 2021

Três milhões de cidadãos belgas já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, segundo uma nota de hoje do instituto público Sciensano, cujo porta-voz disse, na sexta-feira, que 80 por cento dos adultos deverão estar vacinados antes de 15 de agosto.

Durante o mês de abril, a Bélgica administrou em média 400.000 doses de vacina por semana e as autoridades sanitárias esperam que esse ritmo aumente progressivamente para chegar até 1,2 milhões de injeções em junho.

O país com 11,4 milhões de habitantes é o quarto da União Europeu que mais doses de vacina administrou, logo à frente da Espanha e da Áustria, numa lista que segundo os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças é encabeçada pela Hungria, ainda que Budapeste esteja a vacinar também com as vacinas russa Sputnik V a chinesa Sinopharm, além das vacinas autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento.

A Bélgica tem uma incidência acumulada de 415 casos por cada 100.000 habitantes, depois se nos últimos sete dias ter registado uma média de 3.212 novos caos por dia, o que pressupõe uma diminuição de 11% face à semana anterior.

Na Bélgica também continua a diminuir o número de camas ocupadas nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), cujo número atualmente se cifra em 854.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights