Mais 917 migrantes chegam à ilha italiana de Lampedusa

9 de Maio 2021

Um total de 917 migrantes chegaram à pequena ilha de Lampedusa, no norte da Itália, em várias barcaças durante a noite e no início desta manhã.

O último a chegar foi um barco de pesca com 398 pessoas, incluindo 24 mulheres e seis crianças, que foram acompanhadas por uma lancha desde a Capitania dos Portos até ao cais de Favarolo, local onde desembarcaram cerca das 11:00 locais (menos uma hora em Lisboa).

Outra barcaça de madeira, com 325 pessoas, foi intercetada durante a noite pela Guarda Costeira italiana a oito milhas da ilha e conduzida para o porto de Lampedusa, e uma segunda foi localizada a cinco milhas da costa com 90 migrantes de várias nacionalidades, 83 homens e seis mulheres, segundo na imprensa italiana.

Nas primeiras horas da manhã, outro barco com 98 pessoas, a maior parte do Bangladesh, e um pequeno barco com 16 tunisianos também chegaram ao porto de Lampedusa, considerada a porta de entrada da Europa para os migrantes que cruzam o Mediterrâneo.

Os migrantes foram testados para o novo coronavírus e conduzidos para o centro de receção da ilha, que tem capacidade para apenas cerca de 200 pessoas.

Atualmente não há navios humanitários no Mediterrâneo Central, embora se preveja que o Alan Kurdi, da ONG alemã Sea Eye, chegue à área nas próximas horas.

Este ano mais de 11 mil migrantes chegaram a território italiano, o triplo do mesmo período do ano passado.

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights