Ema Paulino e Nuno Vasco Lopes disputam hoje liderança da Associação Nacional das Farmácias

29 de Maio 2021

Os farmacêuticos Nuno Vasco Lopes e Ema Paulino disputam hoje a liderança da Associação Nacional das Farmácias (ANF) numas eleições antecipadas, na sequência da demissão do atual presidente, Paulo Cleto Duarte.

Ema Paulino, que foi membro da direção da ANF entre 2003 e 2012, lidera uma lista que apresenta como prioridade centrar a ação em cada uma das farmácias, valorizando o seu papel na rede de cuidados de saúde, através da contratualização de serviços com o Governo, assim como da “transformação digital” para aumentar a eficiência e acrescentar mais valor.

Preocupada com uma “situação financeira sem precedentes” da ANF, com “uma dívida líquida na ordem dos 440 milhões de euros”, a candidata destaca a importância de um “reequilíbrio de contas” e a intenção de realizar uma auditoria, “para perceber onde é que estão os problemas em cada uma das empresas” detidas ou participadas pela ANF.

O vice-presidente do demissionário Paulo Cleto Duarte e agora candidato Nuno Vasco Lopes, que apresenta uma lista com 50% de novos rostos, defende o alargamento das margens de lucro nos medicamentos, “em média de 17,6%, uma das mais baixas da Europa”, e preconiza um “plano de coesão territorial” para ajudar os estabelecimentos em locais mais remotos a reduzirem os seus “custos de contexto”.

O candidato quer ainda a “incorporação de novas fontes de receita” nas farmácias, por exemplo através da prestação de novos serviços, a pensar na “sustentabilidade operacional e na sua viabilidade económica, para que continuem a fazer o seu trabalho de proximidade”, assim como “acelerar a incorporação de inovação tecnológica na atividade”.

Da lista de Ema Paulino faz parte João Cordeiro, candidato à Assembleia-Geral e que assumiu a presidência da ANF durante vários mandatos.

Paulo Cleto Duarte demitiu-se da direção da ANF depois de João Cordeiro ter feito críticas públicas à sua gestão.

As eleições na ANF que conta com mais de 2.700 associados decorrem hoje, mas a votação já teve início, por correspondência e através do voto eletrónico.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

MAIS LIDAS

Share This