Exportações em saúde crescem 5,4% no primeiro trimestre

7 de Junho 2021

As exportações em saúde cresceram 5,4% nos primeiros três meses do ano, face ao período homólogo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta evolução, de acordo com dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tendo como fonte o INE, está em linha com o crescimento observado em 2020.

No período de janeiro a março, as exportações em saúde atingiram um valor absoluto de 443 milhões de euros; no período homólogo, 420 milhões de euros.

Estes valores de crescimento da saúde, no primeiro trimestre, foram influenciados positivamente pelas exportações das preparações farmacêuticas, que verificaram um crescimento de 3%, para os 297 milhões de euros.

As exportações de instrumentos e material médico-cirúrgico cresceram 8,9%, para os 92 milhões de euros.

Joaquim Cunha, diretor executivo do Health Cluster, sublinha: “as empresas portuguesas têm feito um grande esforço para consolidar a sua presença nos mercados externos, mesmo com as atuais dificuldades, fruto do contexto mundial. Estamos confiantes que em 2021 continuaremos a ter avanços muito positivos no que respeita à internacionalização deste setor, impulsionando assim a balança comercial”.

Segundo os últimos dados divulgados pelo INE, as exportações portuguesas cresceram 6,2% no primeiro trimestre deste ano, representando um volume de vendas ao exterior de mais 907 mil milhões de euros.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights