Casos em Timor-Leste continuam a baixar com a vacinação a aumentar

14 de Junho 2021

A vacinação em Díli está a resultar numa queda significativa do número de infeções sars-coV-2 em Timor-Leste, apesar de um ligeiro aumento de casos noutros pontos do país, segundo o último boletim epidemiológico.

“A taxa de incidência diminuiu em Díli, o que está relacionado com o aumento da vacinação da população, e o impacto das medidas de saúde pública que reduzem o número de interações entre pessoas e reduzir a probabilidade de transmissão”, refere-se no boletim divulgado hoje.

“As cercas sanitárias ajudaram a reduzir o movimento de pessoas que estão infetadas com covid-19 através das fronteiras do município. Isto limitou a transmissão da covid-19 para municípios fora de Díli, mas recentemente a incidência de COVID-19 aumentou em Baucau, Bobonaro, Covalima, Ermera e Viqueque”, sublinha-se.

O boletim confirmou a tendência de decréscimo no número de casos, com uma redução para um terço do número de infeções semanais em comparação com o pico registado no final de maio e o menor número desde o final de abril.

Assim, na semana entre 07 e 13 de junho, registaram-se em Timor-Leste 518 novas infeções (6,25% do total de casos registados desde o início da pandemia), com o número de recuperações a ser mais elevado.

A análise, com base em modelagem epidemiológica, foi feita num relatório preparado pelo Pilar 3 do Ministério da Saúde, em conjunto com a Força-Tarefa para Prevenção e Mitigação da covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

O Instituto Nacional de Saúde timorense, a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Equipas de Apoio Médico Australiano (AusMAT) e a Menzies School of Health Research, instituição que apoia o Laboratório Nacional timorense em Díli nos testes à covid-19, também participam no estudo.

Na semana passada houve uma queda na percentagem de testes com resultado positivo, com 406 infeções detetadas entre 6.021 testes, ou 6,7%, uma queda face aos 10,7% da semana anterior.

“A prevalência da covid-19 em Díli pode ser estimada, com base na proporção de pessoas que testam positivo à covid-19 quando são testadas antes de viajar para deixar a cerca sanitária”, indica-se.

“Nos sete dias entre 07 e 13 junho, houve 4.234 pessoas testadas para este fim, com 278 (6.6%) foram positivos. Isto (…) sugere que a prevalência atual da covid-19 em Díli está entre 5,8% e 7,4%”, considera-se ainda.

Assim, salienta-se no relatório, a “diminuição da prevalência é mais uma evidência de que a combinação de vacinas e outras medidas de saúde pública estão a ter um efeito na redução da transmissão” da covid-19 em Díli.

Também a incidência está a baixar, com a média diária nos últimos sete dias a ser de 5,6 casos por 100 mil habitantes, comparativamente aos 9,1 casos por 100 mil na semana anterior.

Díli continua com uma taxa mais elevada, de 15,2 por 100 mil, ainda assim também com quedas significativas.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This