Câmara de Loures aprova construção do Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal

16 de Junho 2021

A Câmara Municipal de Loures aprovou esta quarta-feira o contrato programa a celebrar com o Governo para a construção do Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, uma infraestrutura que deverá estar concluída em 2022 para servir 10.500 utentes.

O documento foi aprovado por unanimidade esta tarde durante a reunião do executivo municipal de Loures, no distrito de Lisboa, liderado por Bernardino Soares (CDU).

“Este protocolo vem formalizar coisas que já estão em andamento há vários meses. Há a cedência de um terreno que já está concretizada e os projetos estão na fase final de elaboração. Contamos ainda este ano fazer o lançamento do concurso de empreitada”, descreveu o autarca.

No que diz respeito ao valor do investimento, Bernardino Soares ressalvou que “ainda não existe uma estimativa de custo”, nem a “repartição das fontes de financiamento”, referindo, contudo, que a obra foi inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“A atual unidade serve três antigas freguesias (Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal e Fanhões) e funciona num edifício totalmente degradado”, apontou.

O novo Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, que deverá estar concluído no final de 2022 e irá servir 10.500 utentes, vai ficar localizado na Quinta do Aqueduto.

Relativamente a outras unidades de saúde a serem construídas no concelho de Loures, o autarca referiu que a do futuro Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia é a que “está mais avançada”, prevendo-se a sua conclusão em novembro deste ano.

O Centro de Saúde de Santa Iria da Azoia representa um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros e vai servir 20 mil utentes.

Também este ano, a autarquia prevê iniciar as obras de construção do Centro de Saúde do Catujal, que deverá estar concluído em 2022 e que vai servir cerca de 13 mil utentes das localidades de Catujal, Unhos e Apelação, num investimento total de 4,6 milhões de euros.

Numa fase mais precoce encontra-se o processo de construção do Centro de Saúde de Camarate, encontrando-se a autarquia e a Administração Regional de Saúde (ARSLVT) a “afinar o programa funcional” e a proceder à escolha do terreno.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights